Utilização de estruturas metálicas em obras residenciais.

Todos nós sabemos que uma obras comerciais são aquelas destinadas a grandes espaços, grandes movimentações e geralmente são empregadas em condomínios logísticos e construções, onde há a necessidade de suportar grandes cargas, sejam elas de maquinários, frotas de caminhões e até mesmo espaços para armazenamento de materiais.

A partir desse desconhecimento, vamos entender um pouco mais do que se trata uma obra comercial, dos seus aspectos, definições, funcionalidades e verificando soluções para se obter o melhor resultado.

Por onde começar em uma obra comercial?

O processo de uma obra comercial começa pela definição da utilização do espaço em questão, após essa etapa, devem ser realizados projetos que contemplem e suportem todos os esforços que estarão presentes naquela área, sendo necessário o emprego de profissionais de engenharia para realização de tarefas que vão desde os cálculos específicos até o acompanhamento final de todo o processo.

Após todos os cálculos realizados, os processos seguintes devem deverão ter etapas que acompanhem um cronograma definido pelo responsável da obra e pode ser definida da seguinte maneira:

  • Definição de custos de mão de obra, materiais e maquinários a serem utilizados em cada etapa do processo, visto que essa etapa é de extrema importância pois é onde será feito a estimativa do valor que será investido para a construção.
  • Definição da contratação de profissionais qualificados visando obter um melhor resultado da sua obra tendo como foco a produtividade respeitando os processos construtivos e é obedecendo um calendário de obra sem ter a possibilidade de atraso na entrega da edificação.
  • Andamento da obra dentro dos para os estabelecidos de acordo com normas de segurança visando sempre eficiência e eficácia sem deixar de lado o cuidado com os trabalhadores.
  • Acompanhamento no pós-obra visto que é uma norma brasileira que garante um maior período de segurança estrutural após a finalização da obra

Definições e processos de uma obra comercial.

Para que uma obra comercial atenda o seu objetivo, é necessário começar o projeto adequado ao seu uso final, ou seja saber qual será a utilização do galpão quando todo o processo for finalizado.

Em geral, as obras comerciais utilizam grandes áreas de manejo, sendo instaladas em campos enormes já que possuem como características, serem sistemas operacionais de grande porte, fazendo com que cada detalhe de seu processo seja muito bem avaliado, visando garantia o seu bom uso.

Além de projeto bem definido e todos os processos acompanhadas de perto por profissionais, há também as questões de segurança no trabalho e o controle de estoque dos materiais, que se tornam etapas primordiais durante, já que essas obras comerciais possuem grandes quantidades de pessoas, de máquinas e insumos, que serão utilizados ao longo de um determinado período que também pode se estender por bastante tempo.

Ainda existe, após a finalização da obra, a questão do acompanhamento, já que é importante ter o conhecimento de que existe uma norma padrão de desempenho, onde ela específica cada componente da edificação, desde acessibilidades, vida útil da segurança de estrutura e estabilidade. Por conta desse ponto é necessário entender quais são as garantias após a sua execução, a fim de não ter problemas futuros com a construção.

Todos esses muitos detalhes, que devem ser considerados na hora executar uma obra comercial, tendem a garantir que a construção realizada não sofra avarias, desde os projetos arquitetônicos até depois da obra executada, por isso deve ser gerida com a melhor qualidade profissional possível, através de construtoras sérias, competentes e que já tenha experiência nesse tipo de serviços, que apesar de serem comuns, são construções que exigem grandes esforços por serem amplas em todos os aspectos.

Agora que entendemos quais as características, quais as partes dos processos de obras e principalmente o seu uso, percebemos que tantas informações e detalhes são de extrema importância e tornam-se necessários para a sua máxima eficiência.

Um planejamento eficiente com controle cada vez mais efetivos, provisionando todas as etapas da obra e tendo o controle do canteiro é fundamental para quem não previsto que Dani ficou atrás todo esse processo considerando que obra de grande porte atingem valor mais alto de que horas comum.

Portanto na hora de fazer esse investimento em obra comercial tenha conhecimento dos pontos citados acima para que tudo ocorra de uma maneira tranquila e possa se obter o resultado desejado.