Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul. O investimento do governo federal é estimado em R$ 6 bilhões.
O trecho da FIOL entre Ilhéus e Caetité tem 537,2 km de extensão. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul do Estado (Caetité/BA e Tanhaçu/BA) e de grãos do oeste baiano. Numa segunda etapa, será expandida até a Ferrovia Norte Sul, possibilitando a agregação de carga do centro-oeste brasileiro. O escoamento da carga ocorrerá pelo Porto Sul, importante complexo portuário a ser construído pelo Governo do Estado da Bahia, nas imediações da cidade de Ilhéus/BA. O investimento previsto para a chamada FIOL 1 (Ilhéus/ Caetité) é de R$3,4 bilhões.
PONTE
A ponte localizada sobre o Rio São Francisco, na Bahia, terá 2,9 km de extensão e fará parte da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) . Depois de três anos de paralisação total, o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a execução das obras da considerada a maior ponte ferroviária do país, que está localizada sobre o Rio São Francisco, na Bahia. De acordo com a Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, a obra está orçada em R$ 135 milhões. O responsável pela construção da ponte será o consórcio Lotec-Sanches Tripoloni-Sobrenco, vencedor da licitação, ocorrida em 2010
Localizada entre a Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, a ponte sobre o Rio São Francisco foi implantada entre os quilômetros 825,230 e 828,130 do subtrecho da Fiol. Com o tabuleiro de 5,85 m, a ponte terá 42,32 metros de altura, 78 pilares, 80 vãos de 35 metros e um vão central de 110 metros.
Fonte:
valec.gov.br
Créditos fotos: Gondiberto Filho
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