Para montar paredes de gesso acartonado com duas camadas não basta colocar uma chapa sobre a outra. Veja como dar o tratamento adequado às juntas e obter um bom desempenho.
As paredes com camada dupla de chapas de drywall são compostas pela estrutura metálica (guias e montantes) de perfis de aço galvanizado de 48 mm, 70 mm ou 90 mm e por duas camadas de chapas de drywall em cada uma das faces. Essa composição garante maior resistência mecânica e melhor isolamento acústico, tornando o conjunto um sistema ideal para separação entre apartamentos, escritórios e áreas comuns. Lã mineral (de rocha ou de vidro) pode ser usada para aumentar o desempenho acústico e térmico dessas paredes, mas não é esse o caso da obra fotografada para este passo a passo.

A montagem merece atenção especial. De acordo com Alessandro Mendes, instrutor do curso de instalador de drywall do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Orlando Laviero Ferraiuolo, o grande segredo da instalação é saber amarrar uma camada de chapa de drywall à outra. “As chapas da segunda camada devem ser dispostas sobre as da primeira de forma que as juntas fiquem desencontradas”, explica. Esse detalhe aumenta a resistência do conjunto e evita o surgimento de fissuras.

Outro cuidado importante é garantir que todos os perfis estejam travados na estrutura. O uso de perfis de menor espessura, sem a resistência mecânica adequada, também compromete o desempenho, causando deformações e problemas na fixação. Acompanhe os passos para a montagem correta do sistema.

Bota, capacete, óculos de proteção, luvas, protetor auricular, máscara para pó, nível a laser, trena, esquadro, fio traçante e lápis para marcação, tesoura para perfis, régua de alumínio, prumo, estilete, puncionador, parafusadeira para drywall, finca-pino de ação indireta, espátula, desempenadeira e bandeja de inox.

1- Com um nível a laser ou uma trena, inicie as marcações no chão e no teto (no caso deste passo a passo , na viga).

2- Utilize a linha de giz para fazer a marcação da posição da guia. Repita esse passo no teto.

 

3- Posicione a guia no chão, de modo que fique alinhada com a marcação.

ATENÇÃO : O piso deve estar acabado antes de as guias serem fixadas. O mesmo cuidado vale para o teto, evitando que os elementos sofram deformações como ondulações.

 

4- Utilize a fixação (bucha de náilon Ø 6 mm, rebite de aço Ø 4 mm, prego ou pino de aço e cola química) apropriada para cada tipo de substrato(concreto, alvenaria, metal), conforme a situação encontrada. No caso da obra fotografada, o mais indicado era o finca-pino. Fixe as guias ao chão e ao teto, sempre respeitando a distância máxima recomendada de 600 mm entre uma fixação e outra.

5- Meça com a trena a altura do pé-direito. Em seguida, transfira essa medida para o montante, descontando sempre 10 mm.

6- Utilize o esquadro para marcar o local onde o montante será cortado a 90º.

7- Corte o montante com a tesoura de chapa para aviação.

8- Encaixe o montante dentro das guias

9- Apoie as chapas de drywall em pequenos pedações de chapas de 1 cm de espessura para evitar que encostem diretamente no chão e sejam danificadas pela umidade.

Paredes duplas de drywall
Para montar paredes de gesso acartonado com duas camadas não basta colocar uma chapa sobre a outra. Veja como dar o tratamento adequado às juntas e obter um bom desempenho

10- Com auxílio do puncionador, trave todos os perfis entre si.

11- Com a parafusadeira, fixe a primeira camada de chapas de drywall ao perfil. Utilize, nessa etapa, parafusos de 25 mm. A cabeça dos parafusos deve ficar levemente afundada, mas sem romper o papel cartão da face da chapa.

12- As juntas das duas camadas devem ser tratadas. Por isso, antes de iniciar a montagem da segunda camada de chapa, faça o tratamento das juntas, respeitando o tempo de cura recomendado pelo fabricante da massa. Jamais utilize gesso ou massa corrida para fazer o tratamento das juntas. Aguarde a secagem completa da massa antes de aplicar outra demão. Esse mesmo procedimento será repetido na segunda camada.

13– Muita atenção a essa etapa! Nesse tipo da montagem, as juntas da primeira e da segunda camada nunca podem coincidir. Por isso, corte as chapas de drywall com estilete conforme a modulação da estrutura  para intercalar as camadas.

Para cortar, passe o estilete na face de gesso da chapa, dobre-a e, então, passe o estilete na face de trás.Sempre utilize luvas de proteção durante o corte.

14- Para evitar formar tensão na área parafusada, os parafusos na região da borda da chapa de drywall deverão ser fixados de modo desencontrado.

15– Seguindo as recomendações dos passos anteriores, finalize a montagem fixando as duas camadas de chapas de drywall do outro lado da estrutura metálica.

Fonte: CBCA