Uma empresa familiar que remonta a 1923, a TRUMPF tornou-se líder mundial em tecnologia laser industrial e na fabricação de máquinas-ferramentas usadas no processamento flexível de chapas metálicas. Com mais de 12.000 funcionários em locais em todo o mundo, a empresa mantém sua sede em um campus espalhado em Ditzingen, um subúrbio verde de Stuttgart, na Alemanha. A medida que a demanda por seus conhecimentos tecnológicos e máquinas-ferramentas aumentou, também aumentaram as instalações em Ditzingen. A área das instalações são divididas pela Rua Gerlinger Strasse, com tráfego intenso e para a integração do campus da TRUMPF ficou muito mais fácil de se movimentar quando uma ponte de pedestres ligou as duas principais instalações.
A passarela de 28 metros de comprimento foi projetada pelo parceiro Schlaich Bergermann e fabricada pela Franz Prebeck GmbH & Co KG. Devido à alta eficiência da estrutura de suporte, a estrutura leve da carcaça pode ser feita de chapas de Aço Inoxidável Outokumpu Forta DX 2205 com apenas 20 mm de espessura e dupla curvatura. Especializado em construções artísticas em aço, o parceiro Schlaich Bergermann garante projetos arquitetônicos criativos e mantém características e estéticas exclusivas da ponte.
Flutuando em direção ao futuro
Como uma rede congelada no ar, a impressionante passarela no sul da Alemanha está fazendo uma declaração sobre o minimalismo. Essa estrutura de gossamer só é possível graças às características exclusivas do aço inoxidável duplex 2205. À primeira vista, assemelha-se a um pedaço gigante de seda metálica. Mas essa ponte arejada oferece mais do que apenas boa aparência; representa novas possibilidades de sustentabilidade e eficiência no projeto estrutural.
A nova ponte não apenas fornece aos funcionários e visitantes uma maneira de circular pelo campus, mas também serve como uma vitrine para o que agora é possível na tecnologia de corte a laser – um dos principais produtos da empresa.
Aço Inoxidável DX 2205: menos é mais
Para realizar o design exclusivo da ponte, o aço inoxidável duplex 2205 foi a escolha ideal. Com seu teor de molibdênio de 3%, ele resiste ao ambiente corrosivo criado pelo uso de sal nas estradas e na ponte para degelo. Embora um projeto semelhante possa ter sido possível no aço carbono, não teria sido prático, dadas as muitas perfurações. Selar todas essas superfícies com um revestimento protetor teria sido um trabalho complexo e, portanto, caro. Além disso, esse processo teria que ser repetido regularmente, à medida que os revestimentos se deterioravam, resultando em enormes custos de manutenção. Finalmente, a superfície de aço inoxidável também oferece à ponte uma aparência moderna e nítida.
Informações:
Conclusão 2018
Localização: Ditzingen, Ludwigsburg (Kreis), Baden-Württemberg, Alemanha
Comprimento: 28 m
Largura da passarela: 2,20 m
Proprietário: TRUMPF Immobilien GmbH + Co. KG
Projeto: Schlaich Bergermann Partner
Arquitetura: Barkow Leibinger Architekten
Engenharia estrutural: Schlaich Bergermann Partner
Contratante: Prebeck GmbH