Piscinas biológicas e lagos para nado têm cada vez mais destaque em projetos residenciais

         

Ter um lago em casa vai muito além de valorização do imóvel, pois ele desperta nas pessoas sentimentos de paz, tranqüilidade e sensação de bem estar. Cada vez mais, existe uma busca maior por esse tipo de projeto, pois é uma opção viável com quase o mesmo custo de uma piscina de alvenaria, com a vantagem de ter um ambiente completamente integrado à natureza. As piscinas biológicas são lagos artificiais que são escavados no terreno onde é aplicada uma membrana impermeável para que a água não infiltre no solo. A piscina é dividida em dois espaços distintos – a zona de lazer e natação e a zona das plantas aquáticas, as responsáveis pela manutenção da piscina biológica A principal diferença entre uma piscina biológica e uma piscina tradicional é que as piscinas biológicas não usam cloro ou outros produtos para manutenção da água cristalina, mas subsistem graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção da própria piscina biológica, através da libertação de oxigênio que caracteriza o processo de fotossíntese.

As plantas aquáticas são colocadas em uma área  da piscina biológica, estas plantas têm um papel fundamental porque são inteiramente responsáveis pela limpeza e saúde da própria. As plantas aquáticas purificam a água no momento que libertam oxigênio, o que ocorre durante o processo de fotossíntese que caracteriza a flora. Como a água da piscina biológica está sempre sendo oxigenada, o risco da produção de microrganismos e bactérias é praticamente inexistente. “Tenho observado um aumento nas pessoas que optam por esse tipo de projeto. Acredito que seja por sentirem que podem trazer a natureza de uma forma mais real aos seus jardins e quintais”, afirma o veterinário e fundador da Genesis Ecossistemas, Ricardo Caporossi Jr., profissional especializado nesse tipo de projeto.

        

Esse mercado cresceu devido à inovação e tecnologia em filtros, que proporciona uma água cada vez mais cristalina, onde não existe mais aquela concepção de lago turvo. Outra vantagem é que ambientes relativamente pequenos também podem ser contemplados com esse tipo de projeto: a partir de 40m², já é possível contar com um lago para nado.

A Genesis Ecossistemas fornece diferentes tipo de lagos e piscinas biológicas que aliam uma estética afinada com tecnologia de ponta, além de prestar total assistência para manutenção desses ecossistemas. A marca utiliza equipamentos importados, peixes diversificados, rochas especiais e lindas plantas aquáticas. Tudo para que o ecossistema criado viva em perfeita harmonia e completamente integrado ao projeto arquitetônico.

Equipe Met@lica