Piscinas de borda infinita: Como construir e quais os modelos existentes?
Não é de hoje que as piscinas deixaram de ter aquele padrão retangular e azul, mas ter uma piscina em casa ainda é o sonho de muitas pessoas, pois além de oferecer uma diversidade no lazer, também é uma peça muito importante na sua decoração. Apresentaremos nesse artigo, as piscinas de borda infinita, quais são suas vantagens, seu funcionamento e toda sua integração com o ambiente em que ela será executada.
O que são as piscinas de borda infinita e como adequá-las ao terreno?
As piscinas com borda infinita, sempre foram associadas a hotel, resort, casas de luxo, mas elas vem sendo cada vez mais democráticas e pode ser utilizada em qualquer lugar. A borda infinita é uma técnica que dá uma impressão de que a piscina é infinita, como se ela não tivesse uma borda e essa técnica pode ser utilizada, por exemplo, em volta da piscina toda ou apenas em uma das laterais, o que causa uma sensação de amplitude para o espaço, integrando inclusive com a paisagem, o que valoriza o imóvel.
O posicionamento ideal da piscina de borda infinita, no terreno, depende muito da questão do sol em relação ao sua construção, sendo considerado como ideal, o lugar onde os raios solares mais incidem durante o dia. Por exemplo, entre a fachada norte e a fachada oeste, porém deve-se pensar também na piscina, de forma que a casa não faça nenhuma projeção de sombra em cima dela.
Ainda existem alguns pontos que são importantes que devem ser analisados antes de possuir esse tipo de piscina. Primeiro, é necessário levar em questão a arquitetura e design do local em que ficará a piscina, porque elas valorizam o ambiente e precisam da integração com as outras decorações do local.
Outro ponto, é delimitar o tamanho que a piscina terá, levando em consideração não somente a metragem quadrada, mas também as dimensões, já que o efeito pode variar – e funciona melhor em formatos retangulares – de acordo com o estilo.
Finalizando, é interessante investir em uma decoração no entorno da piscina, já que esse elemento traz sofisticação e utilizar de forma isolada, não funciona bem.
Funcionamento das bordas infinitas e os dois modelos básicos.
Essa borda funciona da seguinte maneira:
- Abaixo da borda, tem uma calha para água poder escoar. Essa casa é geralmente de 20 cm de largura da piscina e coleta a água que caiu para poder ser filtrada e devolvida para a piscina. São utilizadas algumas pedras de cascalho, que servem para fazer a filtragem, barrando sujeiras maiores. O interior dessas calhas devem ser impermeabilizados e podem receber o mesmo revestimento da piscina.
A piscinas de borda infinita podem possuir duas formas de uso e execução, onde no modelo tradicional, possui tubulações e bombas, que tem por função recolher a água e levar para um reservatório, onde essa é bombeado de volta para a piscina, gerando assim economia de água.
Sua desvantagem é em relação aos gastos de obra, já que nesse modelo, pode ficar quase 10% mais caro em relação a piscinas tradicionais, isso porque existem muitas tubulações, sistema de bombas, construção de reservatório de água e outros componentes.
Já o segundo modelo, é conhecido como “falsa borda infinita”. O que difere esse tipo do modelo tradicional, é que ela não possui um sistema de bombas, fazendo o custo ser mais acessível. Porém é importante dizer que há um grande desperdício de água e terá que ser feito a reposição desse item de tempo em tempo, principalmente quando uso da piscina for constante.
Resumindo, piscinas com bordas infinitas são fantásticas do ponto de vista estético e mesmo que sejam executadas em um terreno plano, só precisa ser criado um desnível para ter esse efeito. Esse tipo de borda, também ajuda a integrar a piscina com a paisagem, ou mesmo com a área de lazer, bastando somente investir um pouco em paisagismo, permitindo aumentar a percepção de espaço e para finalizar, a valorização do imóvel é certa. Vale a pena investir em piscinas de borda infinita.
No Banner to display