Inteiramente montada na fábrica e levada pronta para instalação, ponte do BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, teve estrutura em aço concluída em uma semana.

 

Quando concluído, o corredor expresso do BRT Transbrasil ligará o bairro de Deodoro, na Zona Oeste, ao centro do Rio de Janeiro, seguindo o trajeto da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade. A implantação da calha exclusiva exigiu diversas intervenções na avenida, com a construção de pontes e viadutos, muitos deles em aço – o que possibilitou obras aceleradas em alguns trechos.

Conforme explica Wagner Diniz da Silva, engenheiro da Coba Engenharia, empresa responsável pelos projetos da parte viária e de obras de arte especiais, as dimensões e características básicas de cada trecho foram determinantes na escolha do material a ser utilizado em cada ponte ou viaduto. “Definimos que para vencer vãos de até 30 m usaríamos concreto protendido. Para vãos maiores ou em curva, usaríamos estrutura metálica”, afirma Silva.

Uma das intervenções em aço foi o alargamento da ponte sobre o Rio Acari, na Zona Norte. Como explica Adriano Joslin, engenheiro da Brafer – empresa responsável pelo fornecimento e montagem das estruturas metálicas –, a ponte já existente sobre o curso d’água precisava ser ampliada para receber a faixa exclusiva do BRT, sem que se perdesse espaço para os outros veículos. “Uma nova ponte metálica, contígua à ponte já existente, cumpriu a função de alargar a via”, descreve Joslin.

Com 40 m de comprimento, as vigas da ponte foram transportadas inteiramente montadas para o local de implantação. “A nossa fábrica no Rio de Janeiro localiza-se em área próxima ao trecho da intervenção e, por isso, decidimos fazer a montagem completa em nossa planta e levar as vigas em transporte especial. As vigas chegavam prontas e nós só precisávamos tirá-las do caminhão e instalá-las na posição final”, acrescenta Joslin.

Conforme recorda o engenheiro Wagner Silva, a falta de pontos de apoio para a realização dos trabalhos no trecho foi um dos desafios na execução da ponte, uma vez que há comunidades nos dois lados da pista e o próprio rio limitava as possibilidades da equipe de obra. A solução, explica, foi empregar um guindaste com capacidade de 500 toneladas. “Inicialmente, posicionavam-se as vigas principais, depois as transversinas e, então, iniciava-se a concretagem”, descreve Silva. Segundo o engenheiro, ao contrário de alguns dos viadutos executados na Avenida Brasil, na ponte de Acari não foram empregadas fôrmas do tipo steel deck.

De acordo com Joslin, o processo todo foi concluído em apenas uma semana. “Sem a necessidade de soldagem, conseguimos acelerar o cronograma e reduzir as interferências na própria via e nas comunidades vizinhas, evitando, por exemplo, o tráfego ampliado de caminhões com insumos de obra”, define. Wagner Diniz Silva confirma que o uso do aço nas pontes e viadutos da Transbrasil propiciou mais velocidade na execução e leveza estrutural, além de ter possibilitado o vencimento de vãos sem escoramento central. “Conseguimos fazer uma obra limpa, sem agressão ao ambiente e com mais esbeltez e leveza”, completa Adriano Joslin.

Em outro trecho da Transbrasil, no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, um grande viaduto estruturado em treliças metálicas, com 50 m de comprimento, foi montado de maneira planejada, de modo a requerer o fechamento da Avenida Brasil pelo menor tempo possível.

“Nesse viaduto, as lajes em steel deck favoreceram a celeridade da execução, porque a estrutura já foi içada com as fôrmas e, logo a seguir, fizemos a concretagem”, lembra Silva.

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro prevê que trechos do BRT Transbrasil comecem a operar no segundo semestre de 2020. (E.C.L.)

Sobre a obra

Projeto arquitetônico: Coba Brasil e Serpen
Área construída:
 856 m²
Aço empregado: 
aço estrutural Civil 350
Volume de aço: 
94 t
Projeto estrutural: 
Coba Brasil
Fornecimento da estrutura de aço: 
Brafer
Local:
 Rio de Janeiro, RJ
Conclusão da obra: 
2016

Fonte:   Revista Arquitetura & Aço | Notícia  |16/01/2020

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