A ponte Octávio Frias de Oliveira é um marco na arquitetura nacional, pois foi construída com um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro. Uma ponte estaiada é uma ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os chamados estais, que dão origem ao nome estaiada), conectados a uma torre ou mastro com a função de dar sustentação às suas pistas. Moderna, é construída em locais onde o uso dos pilares não é aconselhável. É considerada a evolução da tradicional ponte pênsil.

Como funcionam os estais que sustentam as pontes?

A sustentação das pontes é feita por estais, que são feixes de cabos que variam de 15 a 25 cordoalhas de aço, revestidas por uma bainha de polietileno amarelo, cuja finalidade é proteger os estais da chuva, do vento e dos raios do sol. São 492 toneladas de aço, que se fossem colocadas lado a lado daria para percorrer 378 mil metros, equiparável à distância entre a cidade de São Paulo e a de Ourinhos (370 km). O maior estai tem 195 metros e o menor 78 metros. A distância entre os estais é de 7 metros do lado do rio, e de 6,5 metros do lado do sistema viário. Conforme o arquiteto João Valente, projetista da ponte estaiada, “a cor amarela dos estais foi escolhida por razões estéticas. A idéia foi montar uma espécie de ‘rede de luz’ no meio do céu”.

Ponte dupla estaiada com mastro em “X” sobre o rio Pinheiros

Projeto básico:

Duas pontes independentes

  • O Cruzamento entre as duas pontes ocorre próximo a Av. Jornalista Roberto marinho.
  • Cada tabuleiro estaiado é suportado por um mastro.

 

Mastro de estaiamento

Tabuleiro

  • 2 faixas de 3,50m ; 1 acostamento de 2,00m.
  • 2 faixas de segurança de 0,60m.
  • 2 passeios de emergência de 1,00m.

Interferências locais (fundação)

 

Cada torre possui 105m acima do tabuleiro.

Estaiamento

  • 2 vãos simétricos de 143,0m de comprimento.
  • 2×22 estais em cada vão.
  • Estais espaçados longitudinalmente a cada 6,0m.

Apoios extremos

  • Travessa circular.
  • Ligação monolítica com o tabuleiro.

 Arquitetura alternativa

Participação de dois novos profissionais:

Eng. Guy Fremont (Jean Muller International)
Arq. Charles Lavigne (Charles Lavigne Architecte)

 

Projeto arquitetônico de Charles Lavigne

 


União entre os povos

Exemplos de como as pontes significam união entre as nações, a seguir veremos várias moedas que utilizaram imagens de pontes com esse simbolismo:

      

Onde Fica?

Na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi (Caio Pompeu de Toledo) e Engenheiro Ari Torres, em uma região que se tornou o mais novo pólo econômico da capital. Situada na zona sul, está nas proximidades das avenidas Luiz Carlos Berrini e Nações Unidas.

Como são as pontes?

  • O comprimento das pontes é de 2.887 metros. Os vãos estaiados possuem 290 metros, com 16 metros de largura, sendo 10,5 metros para as três faixas de rolamento.
  • A ponte mais alta, sentido avenida Jornalista Roberto Marinho para a Marginal Pinheiros, tem um vão de 23,4 metros de altura, e a mais baixa, sentido Marginal Pinheiros para avenida Jornalista Roberto Marinho, tem 12 metros
  • O asfalto utilizado nas pontes é da categoria SMA (Stone Mastic Asphalt), mesmo tipo usado no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Essa pavimentação apresenta alta resistência a impactos e a cargas em movimento. Também permite maior drenagem e evita deformações do asfalto.
  • Nos 290 metros estaiados de cada lado foram colocadas placas de alumínio chamadas de “narizes de vento”, utilizadas para dissipar o vento nas pistas. Tanto as pontes quanto o mastro são pintados com um verniz antipichação que permite até quatro lavagens consecutivas.
  • As pontes possuem um sistema de drenagem de águas pluviais que faz com que a água passe por caixas de passagem antes de ser lançada ao solo, o que evita a sujeira nas pistas.
  • A ponte estaiada virou ponto de referência na cidade antes mesmo de ficar pronta. Durante a construção, diversas equipes de revistas, televisões e agências de publicidade de todo o país usaram a obra como pano de fundo para fotos de catálogos de moda, e gravações de propagandas comerciais. Alunos de engenharia e arquitetura de universidades paulistanas também visitaram a ponte.

Projeto executivo

Uma única obra

   

  • O Cruzamento entre as duas pontes ocorre no mastro (margem do rio Pinheiros).
  • Ambos os tabuleiros estaiados são suportados por um único mastro.

O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !

Cada tabuleiro curvo necessita de um mastro inclinado para ser equilibrado.

Como o cruzamento entre os tabuleiros ocorre junto ao mastro, as torres inclinadas se interceptam, contraventando-se entre si.

                                                        

 

A sobreposição dos tabuleiros nasceu da necessidade geométrica e não arquitetônica!

O Que há de tão especial?

Segundo os especialistas, a Ponte Octavio Frias de Oliveira é a primeira do mundo que une duas pistas curvadas conectadas à mesma torre. É a única ainda com o mastro principal em formato de X.

Isso porque quando a pista (ou tabuleiro) faz curva é necessário um cálculo específico e diferente para cada um dos cabos ou estais.
As outras grandes pontes que seguem o mesmo conceito arquitetônico, em geral, são construídas em linha reta ou conjugadas com outros trechos onde os pilares dão a sustentação.
Já existem pontes estaiadas em curva, porém com apenas uma pista.
Mais um ineditismo de São Paulo.

Fundação

Interferências locais

  • Linha de transmissão
  • Canal de adução
    Rio Pinheiros
  • CPTM
  • Marginal Pinheiros (Av. Nações Unidas)
  • 28 estacões f130cm
  • 10 estacas raiz f 41cm

  • Altura: 138,0m
  • Altura elevada quando comparada com outras pontes de mesmo vão, porém necessária para assegurar o gabarito mínimo de 6,0m.

Mastro

         

 

Mastro: N<12,0m

 

 

Mastro: N=12,0m (1o travamento)

  • Pilares ligados transversalmente por 3 vigas armadas e uma laje.
  • Pilares ligados longitudinalmente por 2 vigas protendidas.

     

Características

São grandiosas e imponentes

Qualidades seguidamente aplicadas, não somente à Ponte Octavio Frias de Oliveira, por razões óbvias, como também àquela que é a maior cidade das Américas em população – 11,2 milhões, responsável por 15% do PIB brasileiro apesar de contar com apenas com 6% da população, e com uma renda per capita 70% superior à do resto do País. Números imponentes. Como a ponte.

Pelas mãos do homem

Esse é um orgulho da cidade de São Paulo. Sem belezas naturais típicas, apesar do grande número de parques verdes (54 no total), a cidade de São Paulo chegou ao posto de principal centro econômico e de eventos da América Latina por conta do árduo trabalho de seus moradores, paulistanos ou não, brasileiros ou estrangeiros, que aqui nasceram ou vieram para desenvolver a cidade e criar uma história de amor com a maior metrópole brasileira.

Muito concreto

Foram usados na sua construção quase 60 mil metros cúbicos de concreto. Mas o material não é lembrado com tanta intensidade só quando se fala da ponte, mas em várias referências a São Paulo. Para entender o porquê, basta olhar a quantidade de prédios, de todas as épocas, que formam a skyline da capital paulista. Seja para quem olha da janela de um avião, do alto de um prédio, ou apenas de um carro entrando na cidade por muitas de suas estradas ou circulando por uma das avenidas marginais.

Vanguardista

Com sua arquitetura arrojada, a Ponte Estaiada é mais uma referência do maior centro vanguardista brasileiro, a cidade de São Paulo, que dita tendências para toda a América Latina, recebe aquele que é o maior evento de moda da região, o SP Fashion Week, e foi palco de movimentos que revolucionaram os costumes, a cultura e as artes brasileiras. Entre eles a Semana de Arte Moderna, os festivais da canção que lançaram os grandes ídolos da MPB, a Jovem Guarda, a Tropicália e muitos outros.

Mastro: 23,4m < N < 81,0m

           

  • Duas torres inclinadas (1:3) com seção variável.
  • As extremidades das torres convergem para um mesmo ponto.
  • Parede com espessura de 40cm.

Mastro: 81,0m < N < 90,0m

           

  • Ligação entre as torres feita através de uma seção celular de 9,0m de altura.

Mastro: 90,0m < N < 132,0m

 

  • Duas torres inclinadas (1:4,5) com seção variável.
  • Inclinação necessária para minimizar efeitos de torção devido cargas permanentes e assegurar gabarito de 6,0m.
  • Espessura da parede igual a 40cm e 80cm.

Mastro: 90,0m < N < 132,0m

     

                     

Apoio Extremo

Comprimentos por seção:

  • Alças de acesso – Margem esquerda: 639 metros
  • Alças José Bonifácio de Oliveira – Margem direita: 1.668 metros
  • Ponte Estaiada: 580 metros
  • Comprimento total: 2.887 metros

Volume de concreto por frente de serviço

  • Alças de acesso – Margem esquerda: 12.200 m³
  • Alças José Bonifácio de Oliveira – Margem direita: 32 mil metros
  • Ponte Estaiada: 6.100 m³
  • Mastro: 8.500 m³
  • Volume total: 58.800 m³

Peso de aço por frente de serviço

  • Alças de acesso – Margem esquerda: 1.200,00 toneladas
  • Alças José Bonifácio de Oliveira – Margem direita: 3.300 toneladas
  • Ponte Estaiada: 650 toneladas
  • Mastro: 1.000 toneladas
  • Peso total: 6.150 toneladas

Principais características

  • Altura do mastro: 138 metros
  • Fundação do mastro: 112 (28 x 4) estações, com diâmetro de 1,30 metro e comprimento médio de 25 metros + 40 (10 x 4) estacas raiz com diâmetro de 410 milímetros e comprimento médio 25 metros
  • Quantidade de cabos (estais): 18 x 2x 4 = 144
  • Peso dos cabos de estaiamento: 492 toneladas
  • Principais comprimentos dos estais: entre 79 e 195 metros
  • Quantidade de cabos por estai: entre 10 e 25 unidades
  • Bainhas PEAD – (Polietileno de alta densidade) proteção contra corrosão e radiação solar serve com guia para as cordoalhas.
  • Tubo anti-vandalismo –3 metros
    Macaco tipo monocordoalha – Tenciona cada cabo, para protensão. A quantidade de cabos varia conforme a distancia para o mastro, e força de cada conjunto varia entre 40 e 60 tf.
  • Aço de protensão: 785 toneladas ou 378 mil metros
  • Quantidade total de aduelas: 80 unidades (40 em cada ponte)
  • Comprimento aproximado das aduelas: 7 metros
  • Quantidades média e máxima de funcionários: 450 e 650 funcionários respectivamente.
  • Iluminação pública e monumental: 142 LED’s + 20 projetores de 1000 W + 206 postes com 6,00 m de altura e lâmpadas de 140 W.

Estais

  • 18 pares de cabos em cada um dos 4 vãos, totalizando 144 estais.
  • Arranjo espacial único devido curvatura do tabuleiro e inclinação das torres.
  • Estais compostos por 9 a 25 cordoalhas.
  • Consumo de estais:
  • 370.350m de cordoalha
  • 462 toneladas de aço.
  • Próximo ao mastro, sobre o rio Pinheiros, há o cruzamento entre os estais.

          

Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho)

     

Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros)
Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho)
Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros)

Tabuleiro

  • 16,0m de largura:
  • Passeio de emergência: 2 x 0,85m
  • Vigas: 2 x 1,50m
  • Defensas: 2 x 0,40m
  • Leito carroçável: 10,50m

O Que Muda no Trânsito?

A Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira é parte do Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho, que conecta a avenida de mesmo nome às Marginais do Rio Pinheiros, vias fundamentais na vida da capital, nas duas direções.

A ponte liga ainda o bairro do Brooklyn ao do Morumbi, e faz da Avenida Jornalista Roberto Marinho uma opção definitiva para quem precisa trafegar pela Avenida dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas da cidade.

Oferece também nova rota para quem vai de Interlagos ao Centro, assim como ao Aeroporto de Congonhas. E é uma alternativa importante aos que se deslocam, via zona sul da cidade, às rodovias Anchieta e Imigrantes, em direção ao litoral paulista.

         

Tabuleiro

Devido ao componente horizontal de força dos estais, é necessária uma protensão no tabuleiro para minimizar este efeito.

Protensão longitudinal da laje (flexão em planta)

 

 Tabuleiro

                       

 

Etapas Construtivas

             

Inspirado no Número de Fibonacci

O número de Fibonacci é bem conhecido no mundo da computação. Ele é representado por uma função recursiva como demonstra acima.
Se unirmos os quartos de circunferência de todos os quadrado vamos obter uma espiral, chamada Espiral de Fibonacci:
Na natureza há espirais como esta, relacionadas com o número de ouro, como, por exemplo, nos moluscos náuticos ou numa simples couve-flor.

Número de Fibonacci

O triângulo de Pascal pode ser obtido numericamente, somando-se dois números consecutivos da mesma linha com o resultado posto em baixo do segundo somando ou através das combinações que aparecem na tabela Acima.

Agradecimentos:

Palestrante:

  • Catão F. Ribeiro
  • Enescil Engenharia de Projetos Ltda
    Sócio Diretor

Fontes:

  •  Prefixocom
  • ABECE
  • video retirado no YouTube matéria da Globo News

Ficha Técnica:

Contratante: EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP

Projeto Estrutural:

  • Enescil Engenharia e Projetos Ltda
  • ANTW Engenharia de Projetos Ltda
  • Antranig Muradian Ltda
  • Eng. Catão F. Ribeiro ; Heitor Afonso Nogueira Neto ; Antranig Muradian

Projeto Viário:

  • Geométrica Engenharia de Projetos Ltda
  • Eng. Leonardo Pedro Lorenzo

Construtora:

  • Contrutora OAS Ltda
  • Eng. César de Araújo Mata Pires Filho ; Eládio Alves ; Francisco Germano
  • Estudo em túnel de vento:
  • Prof. Joaquim Blessmann – LAC / UFRGS
  • Eng. Acir Mercio Loredo-Souza

Arquitetura:

  • Valente, Valente Arquitetos
  • Arq. João Valente Filho