Na margem direita da foz do Rio Tinto, em uma planície adjacente aos pântanos de Nicoba, estende-se o maior parque industrial da província de Huelva.

Na entrada, em um terreno fronteiriço entre o urbano e o vazio, a fabricante sueca de caminhões Scania decidiu instalar suas novas instalações na região. A principal qualidade desse local era ter uma conexão direta com as diferentes infraestruturas que o cercavam, oferecendo o desafio de enfrentar uma exposição visual completa, onde a arquitetura se torna  um elemento publicitário e um contêiner funcional.

     

 

O projeto solicitado era simples, mas com condições opostas. Por um lado, um grande espaço diáfano, horizontal e zenital iluminado para a montagem de caminhões. Por outro, uma área  de exposição e comercial em vários níveis, com necessidades de luz natural para as unidades administrativas.

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O requisito de criar uma construção de caráter dominante no ambiente nos leva a abranger as diferentes partes do projeto em um único volume, com um único material, confiando que essa decisão ajudará a preencher as lacunas que um projeto relativamente pequeno nos gerou.

Dessa forma, a inclinação íngreme do lote tenta usar esses interesses, criando uma grande esplanada em frente à área de acesso, atrasando a posição do muro de contenção e também sobrepondo o programa verticalmente à frente do prédio, tudo aumentando a altura do volume  de 10 metros nas áreas traseiras para quase 20 metros no canto oeste principal.

          

Esse conjunto de necessidades volumétricas é resolvido por uma operação formal simples, uma inclinação ou redução das fachadas até atingir quase 45º, num gesto que se inicia de forma  contínua e simétrica e depois se adapta às condições específicas de cada orientação, prolongando e dilatando os limites de acesso sem mais mecanismos do que os próprios planos da fachada .

Para isso, decidiu-se usar um sistema estrutural de vigas e pilares atirantados e pós-tensionados, um esquema híbrido que enrijece a estrutura até que não sejam necessários mais elementos de sustentação do que os pórticos principais do edifício. Mas também com um sistema de construção direta e precisa de revestimentos metálicos com juntas secas, materiais pertencentes  à estética industrial, mas também ao mundo automóvel, buscando um diálogo natural com os verdadeiros usuários do edifício.

 

 

FICHA TÉCNICA EMPRESAS PARTICIPANTES 
SCANIA – Huelva

Área Construída: 3.200 m2 edifício + 7.500 m2 parcela

Autor do projeto e direção da obra: EOVASTUDIO


Arquitetos : Juan José Baena, Marta Gómez, Joanna Jedrus

Promotor: CARROCERÍAS CITY. SCANIA Hispania

Consultoria de instalações: JG Ingenieros


Consultoria de Estruturas: GmasP Ingeniería


Direção e execução da obra: SYGAT Consultores


Construtora: Construcciones OTERO