Símbolo de Poder e Riqueza de um Império Global

A Torre de Shangai ou Shangai Tower é um fabuloso arranha-céu localizado em Pundong, Shanghai, China. É o mais alto prédio de um grupo de três edifícios adjacentes o Supertall em Pudong: o Jin Mao Tower e o Shanghai World Financial Center.
A torre, feita de aço, é composta de nove edifícios cilíndricos empilhados em cima uns dos outros, num total de 121 salas, todas fechadas por uma camada interna de vidro na fachada. Entre a camada interna e externa que vai se torcendo à medida que sobe, existem nove zonas interiores que fornecem espaço para os visitantes, Cada uma destas nove áreas tem seu próprio átrio, com jardins, cafés, restaurantes e espaço de varejo que proporcionam uma vista panorâmica da cidade.

 

O edifício tem 632 metros de altura e 128 andares, sua área total é de 380.000 m², e está dividido em salas comerciais e para lazer, sendo a segunda torre mais alta do mundo. A sua construção feita em camadas, foi projetada para potencializar a eficiência energética, valendo-se de, entre outros recursos, a utilização de energia geotérmica para o aquecimento e refrigeração de sistemas do edifício. As obras de construção da torre começaram em novembro de 2008, e foi aberto ao público somente em novembro de 2015.

Shanghai Tower ostentação de poder e riqueza do povo chinês

Um projeto bilionário

O Shangai Tower foi projetado pelo escritório de arquitetura americana Gensler, em parceria com o arquiteto chinês Jun Xia, líder da equipe e do projeto. O financiamento de U$2,4 bilhões da obra foi obtido através de ações das empresas – Chengtou Corporation, Shanghai Lujiazui Finance & Trade Zone Development Co e Shanghai Construction Group – empréstimos bancários e do governo municipal de Xangai.

Shangai Tower ao lado de seus prédios vizinhos Jin Mao Tower e o Shanghai World Financial Center.

Um design único

         

 

As fachadas transparentes da torre são tidas como um um recurso de design único em toda China pois, a dupla camada de vidro da Shangai Tower, difere dos demais edifícios em Xangai que possuem apenas uma camada de vidro reflexivo para diminuir a absorção de calor.
A responsável pelo projeto foi a Shanghai Construction Group. Em setembro de 2011, a empresa japonesa Mitsubishi Electric, venceu a licitação para construção dos elevadores da torre.
A torre é capaz de acomodar até 16.000 pessoas diariamente, possui 106 elevadores incluindo três dos elevadores mais rápidos do mundo, capazes de viajar a 1.080 metros por minuto, o equivalente a 64,8 km por hora, considerados até o momento.

Sustentabilidade

O projeto da Shangai Torre incorporou inúmeros elementos de Arquitetura Verde ou Arquitetura Sustentável à sua construção, o que conferiu a seus proprietários inúmeras certificações do Comitê de Construção da China Green e dos US Green Building Council pela iniciativa ética e ecológica da obra.
A fachada de vidro da torre é projetada para reduzir as pancadas de vento no edifício, utilizando um inovador sistema de contraventamento.

         

 

Embora a maioria da energia da torre seja fornecida por sistemas de energia convencionais, tubos de eixo vertical e turbinas eólicas localizadas perto do topo da torre são capazes de gerar até 350.000 kWh de eletricidade suplementar por ano.

O vidro isolante duplo colocado em camadas da fachada foi projetada para reduzir a necessidade de colocar ar condicionado em seu interior, sendo que o vidro possui um reforço avançado com uma alta tolerância a mudanças de temperatura.

Detalhes da construção

Em 2008, o local de construção da torre, que anteriormente era um estacionamento, foi preparado para o início da obra. A cerimônia foi realizada em 29 de novembro de 2008, após o projeto ter passado por uma análise de impacto ambiental.

No final de Abril de 2011, a torre foi reforçada com aço até o seu último andar, enquanto que o reforço de concreto havia chegado até o 15º andar. No final de Dezembro de 2011, as fundações da torre tinham sido concluídas, e sua construção em aço tinha subido acima do 30º andar.

     

No início de fevereiro de 2012, o núcleo de concreto da torre tinha subido a uma altura de 230 metros, com cerca de cinquenta andares concluídos. Nos primeiros meses de 2012, as rachaduras começaram a aparecer nas estradas que davam para o canteiro de obras da torre causando um afundamento gradativo do solo, que, provavelmente, foi causado pelo excesso de água subterrânea que a zona de Xangai possui, e não pelo peso da torre.

Uma nova definição em arquitetura sob o céu asiático

Em abril de 2013 a torre havia chegado aos seus incríveis 500 metros de altura, divididos em 108 andares, superando a altura dos seus dois arranha céus vizinhos, o Jin Mao Tower e o Shanghai World Financial Center.

Durante a cerimônia de abertura da Shangai Tower, Gensler, o cofundador da Art Gensler declarou que: “O Shanghai Tower representa uma nova forma de definir e criar cidades, ao incorporar melhores práticas de sustentabilidade e design de alto desempenho”.
A iniciativa de integrar o edifício ao cenário urbano de Shanghai, adaptando-o ao convívio de toda a comunidade é comprovadamente uma releitura em termos arquitetônicos e de engenharia.

Jun Xia, o principal arquiteto do projeto, mencionou que: “A cobertura externa da Shanghai Tower servirá como uma representação impressionante de nosso passado, e de nosso presente e futuro ilimitados”.

Em janeiro de 2014, a estrutura do topo da torre passou a marca de 600 metros de altura, quando sua construção entrou na fase final.
Foi concluída em 2015, porém por motivos não revelados a torre permaneceu fechada até o início de 2016.

 

Ficha Técnica da Obra:
Nome: Shangai Tower
Início da Construção: 29 de novembro de 2008
Andares: 128
Material: Aço, ferro e vidro.
Joint venture: Jun Xia & Gensle

Redação : Equipe Portal Metálica – Lia Gonzaga