Eletrocalhas e Eletrodutos ou Conduites: usos e aplicações

O segmento de calhas e eletrocalhas pode ser tomado como espécie de termômetro do desenvolvimento tecnológico alcançado pela indústria da construção. Embora poucos se deem conta, calhas e eletrocalhas são elementos fundamentais em qualquer tipo de obra. Calhas são definidas como canais, dutos, seja de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC, ou latão. E têm como finalidade é receber e levar as águas das chuvas até condutores verticais. Eletrocalhas também são canais ou dutos, mas com uma grande diferença: como o próprio nome indica, as eletrocalhas têm por finalidade servir de suporte aos fios e cabos que compõem o sistema elétrico. Pode-se afirmar, com certa licença poética, que calhas fazem parte do “sistema linfático” enquanto eletrocalhas sustentam e protegem o “sistema nervoso” predial.

Pois bem. Agora chegou a hora de explicar por que calhas e eletrocalhas servem para aferir o apetite tecnológico da indústria da construção. Basta conhecer o sistema de eletrocalhas desenvolvido por uma das principais fabricantes do Brasil. Feche os olhos e imagine a tradicional montanha russa cheia de subidas e descidas íngremes. Pois é exatamente esta a sensação que se tem ao fazer ma viagem virtual por dentro do sistema aramado que representa uma das mais avançadas tecnologias do setor, principalmente pela flexibilidade na aplicação. A diferença é que, em vez dos inevitáveis sustos ocorridos num parque de diversões, o produto não causa surpresas, pois é devidamente homologado pelos órgãos competentes.

Eletrocalhas protegem e dão suporte ao sistema nervoso predial

Eletrocalhas são elementos de primeira grandeza no universo das instalações industriais. Embora o custo das eletrocalhas no cômputo geral das instalações industriais seja relativamente pequeno, irrisório, até, na comparação com outros componentes, a importância das eletrocalhas supera e muito o sugerido apenas pelos valores financeiros.

Principalmente no quesito segurança. Afinal, a finalidade das eletrocalhas é dar suporte e proteger a rede de fiação elétrica e de telecomunicações de uma empresa.

E com a fiação elétrica, todos sabem, não se brinca. Curtos circuitos podem gerar panes de equipamentos, interrupções da produção, quedas na produtividade e, em casos mais severos, até incêndios.

Por isso, vale a pena destinar atenção especial às eletrocalhas.

Por proteger o que pode ser descrito como o sistema nervoso da fábrica, as eletrocalhas estão para as instalações industriais assim como os freios de um automóvel para o motorista ajuizado.

Felizmente, o mercado de eletrocalhas atingiu nível de sofisticação à altura de sua importância. 

Fabricantes de eletrocalhas apuram cada vez mais seus padrões de qualidade, o que inclui a utilização de materiais resistentes a condições extremas, como aço carbono com galvanização a fogo. E tanto fabricantes de eletrocalhas quanto empresas especializadas exclusivamente na comercialização de eletrocalhas dispõem de pessoal preparado para fazer os melhores projetos levando em conta, custo, benefício e segurança.

Fabricantes dedicam-se ao máximo à qualidade das eletrocalhas para que o setor industrial nem precise se lembrar de que elas existem, após a instalação.

Eletrodutos ou Conduites

Sua função principal é proteger os condutores elétricos contra certas influências externas (ex. choques mecânicos, agentes químicos, etc.) podendo também, em alguns casos, proteger o meio ambiente contra perigos de incêndio e de explosão, resultantes de faltas envolvendo condutores e, até mesmo, servir como condutor de proteção.

Os eletrodutos ou conduites, que, em função do material usado podem ser metálicos ou isolantes ou ainda magnéticos ou não magnéticos, classificam-se, segundo a IEC, em rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis.

O PVC é usado na fabricação de eletrodutos ou conduites flexíveis e rígidos. Possui propriedades de isolação térmica, elétrica e à umidade, além de ser um material antichama quando formulado adequadamente.

Eletroduto ou Conduites corrugado flexível reforçado

O Eletroduto ou Conduites Flexível Reforçado foi desenvolvido para lajes e pisos, a serem aplicados sobre as formas e ferragens, porém exige alguns cuidados de proteção nos pontos críticos, pois apesar de sua resistência, pode sofrer achatamento durante a concretagem comprometendo a passagem da fiação.

Para executar emendas no eletroduto ou conduites flexível é recomendável o uso de luvas de pressão, a fim de evitar falhas que possam permitir a passagem de nata de cimento para o interior da tubulação.

O manuseio de vibradores de concreto deve ser feito com cautela, evitando contato direto do equipamento com a tubulação, e nas áreas de tráfegos com carrinhos e giricas é aconselhável a execução de proteções sobre o tubo, evitando desta forma o achatamento do mesmo.

Fonte:

Polo Industrial
Construção e Reforma