Solidariedade é comum no Rio Grande do Sul: Metasa participou da reconstrução de ponte levada por enchente em 2023
Não é de hoje que o Rio Grande do Sul sofre com enchentes, claro que não comparado à tragédia vivida atualmente, onde até este sábado, dia 18 de maio, estimam-se que tenham sido afetadas com algum nível de inundação cerca de 302 mil residências, em 125 municípios, e 7.854 propriedades rurais de todo o estado. Foram registradas ainda 155 mortes causadas pela catástrofe.
Ponte do Rio das Antas
Em 4 de setembro de 2023, a Ponte de Ferro de Nova Roma do Sul foi levada pela enxurrada no Rio das Antas. O equipamento é muito importante para a comunidade de Nova Roma do Sul, por ser a principal ligação entre a cidade e o município de Farroupilha, e sua queda causou transtornos para os moradores de ambas as cidades.
A economia da cidade dependia desta ponte, porém mesmo com a inclusão no orçamento dos governos estadual e federal, a urgência falou mais alto. Diante disso, foi feita a pergunta de quando sairia a nova ponte e por que a comunidade mesmo não a construiria? Neste contexto, houve uma mobilização da Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, onde foram arrecadados recursos por meio de rifas e a colaboração de empresas. E a associada ABCEM Metasa não ficou fora dessa. Preocupada com a situação da comunidade afetada pela falta da ponte, a Metasa realizou o detalhamento do projeto e fabricação das estruturas em menos de 45 dias, permitindo o início da montagem na data planejada.
A empresa fabricou 161 toneladas de estruturas metálicas. As peças foram produzidas na unidade da empresa em Marau-RS e entregues à Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, demonstrando a solidariedade da empresa com a comunidade de Nova Roma do Sul, contribuindo, desta forma, para que a população da região tivesse acesso a uma infraestrutura de qualidade.
A ponte, que foi construída e entregue à população em 138 dias, tem 125 metros de comprimento e 6 metros de largura.
Por: Dayse Oliveira