Após toda a estrutura de aço e a cobertura estarem instaladas, deve-se prosseguir para a escolha dos materiais a serem utilizados no fechamento do nosso sistema Steel Frame. Deve-se considerar vários critérios, tais como peso, dimensões, segurança a fogo, local a ser instalado, estanqueidade, conforto térmico e acústico, além da facilidade aplicação.

OSB (Oriented Strand Board)

O OSB é uma placa feita com camadas de madeira reflorestada, o que traz ótimos benefícios ecológicos, e é parafusada diretamente na estrutura metálica. Utiliza-se com maior frequência em áreas externas, mas também pode ser utilizada em áreas internas, onde é um material de alta resistência, o que traz rigidez para as paredes e contribui no contraventamento do sistema.

Fechamento externo de placa OSB

Membrana Hidrófuga

Além de evitar a formação de umidade, permite a respiração dos perfis de aço de sua parede. Deve-se instalá-la para proteção do OSB. Caso não seja usada, pode trazer problemas aos revestimentos e comprometer o conforto térmico do sistema.

Membrana juntamente com placa OSB

Revestimento em Siding Vinílico

É o acabamento final da edificação, responsável pela vedação externa da construção. Composto de PVC de alta densidade, montado com réguas parafusadas e encaixadas, oferece um efeito estético bastante interessante. Apresenta excelentes vantagens ao sistema devido a sua grande resistência a intempéries, facilidade de manutenção que é realizada apenas por lavagem com água e sabão, além de não precisar da etapa de pintura.

Siding Vinilico no revestimento externo

SmartSide

É parecido com o sistema em Siding Vinílico, em que também são utilizadas réguas para revestimento externo, porém sua composição é feita de tiras de OSB com proteção anti cupim e fungos. Com instalação fácil e rápida também proporciona interessante efeito estético, é um produto ecológico por ser feito de madeira de reflorestamento e necessita de um acabamento de tinta final para ajudar na conservação do material.

Smart Side aplicado no Revestimento Externo

Placas cimentícias

As placas cimentícias são utilizadas mais comumente como acabamento externo final, mas também podem ser usadas internamente em áreas molhadas com a aplicação de produtos para impermeabilização de juntas. São compostas de cimento e fibra de vidro, e tem alta produtividade por serem leves e de fácil manuseio. Elas necessitam de tratamento de juntas, em que é necessário aplicar produtos selantes especificados pelo fabricante. Por fim, deve-se aplicar uma camada de argamassa para uniformização das placas.

Placa Cimentícia usada no fechamento externo

Revestimento em Sistema EIFS

O sistema EIFS é caracterizado principalmente por seu alto desempenho térmico e acústico, pois além da placa OSB e da Membrana hidrófuga como base na edificação, é acrescentado para o revestimento externo as placas de EPS, juntamente com uma tela de fibra de vidro, que são aplicadas com argamassa colante á base de cimento. Devido a suas características torna a construção eficiente energeticamente, além de trazer benefícios estéticos e apresentar fácil manutenção.

Sistema EIFS (EPS, tela e argamassa)

Gesso Acartonado

É utilizado para o fechamento das paredes internas. Os painéis de gesso acartonado são parafusados nos perfis metálicos e as juntas são tratadas com fitas especiais e massa niveladora, para posteriormente ser aplicado o acabamento final como pinturas ou revestimentos. Existem placas utilizadas em ambientes específicos como para áreas molhadas, chamadas de Gesso RU (verde) que é resistente a umidade, e também para áreas que requerem resistência a fogo, utiliza-se o Gesso RF (rosa). Pode-se também necessitar de algum reforço para furos em colocações de quadros ou painéis de TV, por exemplo. Para isso, pode-se utilizar reforços com o OSB ou também realizar os furos nos perfis de aço.

Revestimento Interno com Gesso Acartonado