Steel Frame – Utilização em estruturas de cobrimento (telhados).

O Steel frame vem ganhando cada vez mais popularidade entre aqueles que desejam agilizar o processo da sua obra e efetivar a troca de materiais convencionais por materiais que exigiam menos manutenção e mão de obra para realizar a construção. Com excelentes características, o Steel frame é amplamente utilizado por engenheiros civis, que fazem o seu uso desde a fundação até a estrutura final da obra, em situação especial e ganhando destaque na área de estruturas de cobrimento; os telhados.

Nos acompanhe nesse artigo para entender um pouco mais sobre do que é composto o telhado steel frame, quais os perfis de aços utilizados e quais são as suas vantagens e características. Veja!

Estrutura de cobrimento em steel frame – Uso adequado nos telhados.

O telhado de steel frame é geralmente composto perfis de aço galvanizado gerado a frio, que oferece uma resistência elevada se comparado aos sistemas tradicionais de construção de telhados. Além do aço galvanizado, também pode ser encontrado em alumínio, o que caracteriza uma produção final mais leve, sem perder a força de suportar uma estrutura completa de cobrimento.

Essas construções em Steel frame, para cobertura de residências, ainda são conhecidas por construção seca, já que a sua principal característica é a não necessidade de utilização de água durante o seu processo de montagem, sendo necessário apenas materiais e ferramentas usuais uma obra de construção civil.

Suas principais vantagens, sobre o sistema construtivo tradicional, vão além de seu peso e sua agilidade de montagem. Listaremos agora quais são as vantagens que fazem com que no estilo freme seja cada vez mais solicitado.

Principais vantagens do uso Steel frame no seu telhado.

As vantagens na utilização dos steel frame para o seu telhado pode ser definidas como:

  • Praticidade: A utilização de alumínio e/ou aço galvanizado são práticos de serem instalado, pois as peças dessa estrutura são feitas para encaixarem umas nas outras, sendo fixadas parafusos ou rebites.
  • Leveza: Se comparado ao material mais usual do sistema construtivo de telhados convencional, ou seja, a madeira, o still frame possui a vantagem de ser mais leve e fácil de movimentar no canteiro de obra.
  • Manutenção: Apesar de necessitar de mão de obra especializada para montagem, à manutenção da estrutura só ocorrerá em situações críticas, visto que o material é mais resistente a intempéries do tempo como água, vento e – se comparado ao cupim da madeira – a fadigas causadas por desgastes.
  • Agilidade: Por não precisar da utilização de concreto ou argamassa, não existe processo de cura da estrutura já montada, uma vez que finalizado a sua execução, já está pronto para ser utilizada.
  • Gosto do cliente: Trata-se de materiais que possuem um fácil manejo de corte e dobra. O material pode ser feito sob medida sem que haja perda de insumos, o que diminui a produção de resíduos e pode atender facilmente o desejo do projetista.

Além dessas vantagens citadas acima, o consumo de água é consideravelmente menor se comparado às outras estruturas de telhado; a sua resistência e durabilidade são as mesmas, e em alguns casos até maiores que de estruturas convencionais de madeira; e seu processo pode ser realizado até três vezes mais rápido.

A estrutura de telhado Steel Frame vem ganhando espaço nos últimos anos no mercado da construção civil, graças às suas características que fazem esse sistema ser extremamente competitivo com o sistema convencional em madeira.

Agora que já lemos e entendemos um pouco mais sobre esse sistema, devemos cada vez mais, solicitar a utilização desse, visto que seus benefícios são maiores e melhores em comparação a uso de madeira, dependendo apenas de mão de obra especializada para realizar a sua montagem.