Antes disponíveis apenas em grandes resorts e hotéis de luxo, as lagoas artificiais agora estão instaladas em todo o mundo. E isso foi possível graças ao avanço da tecnologia, que barateou os custos de implantação das lagoas cristalinas sem que com isso fossem perdidas a qualidade e a sustentabilidade.

Presente em mais de 60 países do mundo, a Crystal Lagoons é a grande responsável por este processo de expansão e segue lançando novos projetos em todos os continentes.

Nos Estados Unidos, já são mais de 260 projetos de lagoas artificiais, concluídas ou em andamento, em estados como Flórida, Texas, Califórnia, Arizona, Nevada, Geórgia, Alabama, Tennessee, Mississippi, Carolina do Norte e Carolina do Sul. O último empreendimento inaugurado no país foi a Mirada Lagoon, que conta com uma área de mais de 60 mil metros quadrados, onde o visitante pode aproveitar diversas opções, como os toboáguas e jogos aquáticos, percursos de obstáculos flutuantes, caiaques e paddle surf, entre outras.

Em breve, a África do Sul ganhará sua maior praia artificial. Localizada em Johanesburgo, a primeira praia artificial da cidade cobre uma superfície de mais de sete campos de futebol. No Egito, que conta com 31 projetos em desenvolvimento, está localizada aquela que será a primeira lagoa artificial em uma região montanhosa, a Il Monte Galala.

Já no Oriente Médio, onde estão localizadas duas das maiores lagoas artificiais, a Crystal Lagoons fechou um acordo para a construção de 10 empreendimentos. Na Espanha, a empresa foi premiada com o “European Property Awards”, que reconhece a excelência de projetos imobiliários, sob os aspectos de inovação, sustentabilidade, impacto social e comercial.

A chave para esse sucesso das lagoas cristalinas é a sustentabilidade. Elas só precisam ser abastecidas uma vez, podem utilizar qualquer tipo de água e utilizam 40% menos água que uma área verde, até 100 vezes menos produtos químicos que uma piscina e apenas 2% da energia de um sistema de filtragem convencional.

         

No Brasil, apenas um empreendimento conta com uma lagoa artificial da Crystal Lagoons, o Brasil Beach Home Resort, em Cuiabá. Sucesso comercial absoluto, a BC Genera, responsável pela obra, está vendendo as últimas unidades da terceira torre, o Terraço Brasil Beach, que conta com revestimento térmico com tecnologia alemã para aumentar o conforto e um projeto ainda mais arrojado. “Além de ser uma praia exclusiva para os moradores, a manutenção da nossa lagoa artificial não gera um custo alto na taxa de condomínio. Isso faz toda a diferença”, destaca o diretor comercial da BC Genera, Bernardo Bonilha.

Fonte: HF Assessoria – BC Genera