Utilização de estruturas metálicas em obras residenciais.

Estruturas metálicas e sua utilização em obras residenciais de médio e grande porte.

As estruturas de metálicas vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura voltado à obras residenciais de médio e grande porte. Isso se deve a sua utilização versátil como um elemento estrutural capaz de ser seguro, sustentável e diminuindo a geração de entulho e sujeira na obra.

Fatores como o tempo de execução dos serviços utilizando o aço, a sua apresentação – o que agrada aos arquitetos – e sua trabalhabilidade também influenciam de forma positiva na hora de optar pelo aço.

Neste artigo estará disposto as vantagens e toda informação para ajudar e aumentar o seu conhecimento em relação a esse material que vem sendo amplamente difundido no marcado de obras residenciais.

Estrutura metálica: Ganhando espaço na construção civil.

Conhecido por sua força e sustentação na construção civil, o aço vem, gradativamente ao longo da história, criando espaços cada vez maiores na área estrutural em obras residenciais de médio e grande porte.

Desde a virada do século até os dias mais recentes, a procura pela utilização desse material cresce exponencialmente pois oferece boas vantagens em relação ao uso de materiais convencionais da obra, como cimento, areia e blocos.

Além disso, sua aparência vem sendo abordada com mais frequência por arquitetos e profissionais da área, criando ambientes de forte personalidade fazendo com que espaços maiores sejam formados para utilização do proprietário, ganhando assim cada vez mais adeptos.

A listagem abaixo nos fornece uma ideia de suas principais vantagens na hora da construção:

  • Design: Como comentado acima, os profissionais procuram recorrer as estruturas metálicas para criarem ambientes que inspiram a força dos antigos galpões industriais sem perder a elegância e estilo que o material possui. Isso implica no aumento de valor do imóvel também, visto que a procura por esse tipo de design possui uma grande procura.
  • Grandes espaços: Com a capacidade de vencer grandes vãos, a utilização de estruturas metálicas é perfeita para gerar ambientes que possam ser generosamente utilizados, uma vez que dispensa o uso de pilares no meio do cômodo. Ótimo para criar a ideia de uma residência com maior liberdade.
  • Tempo de execução: Se comparado com os modelos mais tradicionais de construção estrutural, a metálica não exige tempo de cura, não necessita de um aglomerado de materiais para ter o produto final em sua obra e sua montagem é muito mais ágil.
  • Sustentabilidade: O impacto ambiental produzido pela utilização dessas estruturas são mais fácies de serem manejadas, visto que o aço já possui um sistema de reciclagem e esse está amplamente difundido na comunidade.

Com essas facilidades, elegância e trabalhabilidade na utilização do aço estrutural em obras residenciais, não nos resta mais dúvidas que é sempre bom levar em consideração sua aplicação na hora de decidir sobre o tipo de estrutura para a construção da sua obra.

Vale a pena deixar esclarecido aqui, que não devemos confundir a utilização de estruturas metálicas com o aço utilizado no concreto armado, já que o aço utilizado nesse processo remete em um complemento que auxilia o concreto em sua deficiência em trabalhar com a resistência de tração.

As estruturas metálicas citadas nesse artigo, remetem à sistemas construtivos inteiros, onde o principal material utilizado é o aço como estrutura metálica.

Lembrado isso, espero que o texto tenha feito você aprender um pouco mais sobre esse material fantástico que é utilizado desde os primórdios da construção civil, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no uso estrutural para formar imponentes obras construtivas.

Nos acompanhe por aqui por que ainda teremos muito mais informações para compartilhar com vocês sobre diversos temas da construção civil. Obrigado!