Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, de preferência, levando a um menor tempo de fabricação e montagem.

Maior confiabilidade: Devido ao fato do material ser único e homogêneo, com limites de escoamento e ruptura e módulo de elasticidade bem definidos, além de ser uma estrutura fabricada e montada por profissionais qualificados.

Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas.  

Maior facilidade de transporte e manuseio: Em função da maior resistência do material, as peças de aço são menores, com menor peso relativo, facilitando assim o carregamento, transporte e manipulação.

Maior facilidade de ampliação: É bastante frequente a necessidade de ampliação de estruturas industriais, ocasião em que a expansão deve ser executada sem interferir nas outras atividades: isto só é possível devido à precisão e menores dimensões das peças e à fabricação fora do local da obra.

Maior facilidade de montagem:
Sendo a estrutura de aço feita em regime de fabricação industrial, a equipe montadora já recebe as peças nos tamanhos definidos, com as extremidades preparadas para soldagem ou aparafusamento durante a montagem; esta é rápida e eficiente, feita com mão de obra qualificada e equipamentos leves.

Facilidade de desmontagem e reaproveitamento: A estrutura de aço tem a seu crédito o valor residual que não é perdido com a execução da obra, pois ela pode ser desmontada e transferida para outro local sem maiores problemas

Facilidade de vencer grandes vãos: A maior resistência do aço, conduz à melhoria das condições para vencer grandes vãos, com menores dimensões das peças e menores pesos.

Precisão das dimensões dos componentes estruturais: Como a fabricação obedece a rigorosas especificações dimensionais, pode-se encomendar todos os acessórios antecipadamente, sejam portas, janelas, basculantes e outros. Menores são também os gastos com alvenarías e argamassas; no caso de prédios, após a montagem da estrutura, ela está totalmente nivelada e aprumada, o que serve de guia para as demais etapas.

Maior facilidade de reforço: Quando houver necessidade de aumento de carga, a estrutura pode ser fácilmente reforçada, em alguns casos com a colocação apenas de uma chapa numa viga ou coluna.

Resistência à corrosão: O aço apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica desde que determinados cuidados sejam tomados.Para melhorar ainda mais a resistência do aço à corrosão, protege-se a estrutura com pintura e/ou galvanização; pode-se ainda trabalhar com aços de alta resistência à corrosào atmosférica, que são capazes de durar quatro vezes mais que os aços comuns.

Anos necessários para a perda de 1mm de camada de aço

Ambiente Aço CC (*) Aço ARC (**)
Rural 40 a 100 120 a 200
Marítimo 20 a 40 60 a 120
Industrial 20 a 40 60 a 120

(*) Aço-Carbono Comum
(**) Aço de Alta Resistência à Corrosão

Redução da carga nas fundações: A grande conseqüencia da alta resistência do aço aos esforços de tração, compresão e cisalhamento é o enorme alivio de cargas para as fundações. As estruturas em aço são cerca de 6 vezes menos pesadas que as estruturas em concreto.

Menores dimensões das peças: A elevada resistência das peças executadas em aço, leva automáticamente, a menores dimensões. No caso de colunas, obtêm-se maior área útil e menores pesos; no de vigas, menores alturas (metade das do concreto) e menores pesos.

')}