A utilização de materiais alternativos na construção civil.

Você já imaginou morar em uma casa construída inteiramente por materiais reciclados, como pneus, garrafas de vidro e retalhos de tecidos? Há diversos projetos em desenvolvimento pelo mundo que visam construir edificações cada vez mais sustentável.

No artigo a seguir, descobriremos quais materiais alternativos são utilizados na construção civil e quais são as suas vantagens e características na construção civil. Nos acompanhe.

A ideia de sustentabilidade por trás de materiais alternativos.

Um protótipo de autoconstrução sustentável é no que se baseia a ideia de sustentabilidade na construção civil. O reaproveitamento de materiais que são utilizados e que seriam desperdiçados após as suas sobras, começam a crescer na área da construção.

Ajudado pelo fato de pretender levar ao extremo a ideia de sustentabilidade e autonomia, apoiado no fato de um crescimento populacional desordenado, que acarreta num ambiente muito poluído, cheio de concreto, um verdadeiro caos na nossa mobilidade urbana, a utilização de materiais alternativos, desperta a preocupação em todos da área da construção civil.

Baseando-se no fato de poder diminuir o impacto ambiental dos seres humanos na natureza, a preocupação aumenta cada vez mais com o que temos a disposição natural para o uso na construção. Assim como a água que utilizado, a energia e os outros materiais; atuantes na área miram evitar cada vez mais desperdícios da construção convencional e desenvolvem tecnologia cada vez mais utilizáveis nas edificações.

Alguns tipos de materiais alternativos na construção civil.

O tipo de edificação que visa não simplesmente construir uma casa, mas poder servir como de modelo para as futuras gerações, vem conhecendo uma série de materiais ecológicos.

Entre todos os materiais ecológicos mais utilizados, estão os que são desenvolvidos em laboratórios, que se comparado com os seus correspondentes tradicionais, são muito mais vantajosos e podem reduzir significativamente o custo de uma obra. Entre eles estão os cimentos e tijolos ecológicos e tintas minerais.

Porém a questão de sustentabilidade visa buscar, não só a melhoria de recursos utilizados na obra, mas também a reutilização de materiais recicláveis, que seriam desperdiçados durante o dia a dia, como pneus, garrafas pets e outro.

Citaremos abaixo as características de alguns desses itens, veja:

Cimento e tijolo ecológico: ele é feito de terra e cimento e, por isso, sua cura não envolve energia. O material não vai para o forno, deixando de utilizar lenha e emitir gases que causam o efeito estufa. O tijolo reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas e é isso que confere a ele uma função ecológica.

Tintas minerais: Elas são feitas geralmente à base de terra crua e emulsão aquosa e não têm derivação de petróleo. Desenvolvidas me laboratórios, são capazes de reduzir danos ambientes sem perder a principal função na construção.

Materiais em PET: Por deter características com boas qualidades, o PET é utilizado na construção civil, de maneira reciclada, em três diferentes maneiras. A primeira é como substitutas da brita, na fabricação de cimento, no segundo caso, como substitutas da areia, na produção de tijolos e blocos e finalmente na terceira posição, como peças preenchidas com areia ou entulho de obra, intercaladas de argamassa ou barro e moldadas em fôrmas de madeira, para a formação de paredes.

Pneus: Quando se fala em utilização de pneus, como material sustentável na construção civil, é preciso lembrar de separar a borracha do aço, já que as partes separadas são de essencial importância para fazer a construção, principalmente na fundação, o alicerce de todas as obras.

Por mais que se prove vantajosa ao longo do período e não somente durante a execução das obras, o uso de materiais alternativos no meio da construção civil, ainda precisa vencer muitos desafios e ultrapassar barreiras existentes nessa área. Porém cada vez mais são levadas a sério nesse meio e cada vez mais investimentos para que esse tipo de material possa ser utilizado cada vez mais frequentemente.

O fato de ser sustentável o torno o pilar principal na hora de ganhar força e começar a ser utilizado em uma escala maior no mercado.