Complexo gastronômico em São Paulo utilizou 10 toneladas de aço para colocação
de novos elementos arquitetônicos, mas que ainda preservam traços da construção original

 

Conforme a indústria da construção civil evolui, a versatilidade e a durabilidade do aço têm desempenhado um papel cada vez mais fundamental na revitalização de edifícios antigos, permitindo a transformação de estruturas antigas em espaços modernos e elegantes, que atendem às demandas crescentes da vida contemporânea. O Le Quartier, complexo gastronômico do chef franco-carioca Claude Toigros em São Paulo, passou por esse processo, também chamado de retrofit, que combina preservação arquitetônica e inovação.

Concluída em 2022, a obra possui 211 m² e empregou 10 toneladas de aço na construção de elementos arquitetônicos e estruturais que contribuíram para a estética e funcionalidade do espaço. O arquiteto Frederico Gomes, do escritório Tadu Arquitetura, relata que a escolha do sistema construtivo em aço foi essencial para que o edifício fosse remodelado, mas com preservação dos traços da construção original.

“O material permitiu adaptações às estruturas existentes, possibilitando reforços estruturais sem interferências espaciais significativas, o que resultou em uma distribuição de cargas e estabilidade estrutural eficientes, sem comprometer a integridade do edifício. Além das vantagens técnicas, esses elementos adicionam aspectos visuais que remetem à arquitetura industrial, trazendo uma estética desejada para o projeto”, comenta o arquiteto.

Gomes explica ainda que a presença do aço colabora para a funcionalidade do Le Quartier, permitindo uma menor ocupação do espaço com elementos estruturais e facilitando a definição do layout e dos fluxos do empreendimento. A estrutura para a ampliação do segundo pavimento também foi executada em aço, permitindo a criação de um vão livre central que proporciona iluminação natural abundante através de uma claraboia. “Estruturas auxiliares temporárias, também em aço, foram utilizadas para garantir a segurança, durante a adequação do retrofit”.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o uso do sistema construtivo garantiu diversas vantagens no processo de construção, que não seriam alcançadas caso a obra fosse realizada por meio de outros métodos construtivos, como a rapidez de execução das estruturas metálicas, a maior sustentabilidade do projeto, a redução do tempo de obra e o menor desperdício de recursos. “Para a conclusão do processo de retrofit, o aço também se mostrou um material extremamente versátil, capaz de se adaptar e harmonizar com diferentes materiais, conferindo uma atmosfera única aos espaços do complexo gastronômico”.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.