Aço e Vidros são os elementos predominantes da Obra do moderno Aeroporto de Recife

O novo Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, passa por um completo processo de modernização. A obra, orçada em mais de 300 milhões de reais é o resultado de investimentos em conjunto da Infraero, Embratur e Governo do Estado de Pernambuco, compreendendo uma total reformulação no aeroporto.

O pátio de aeronaves, por exemplo, que antes podia receber 16 aviões por vez, será capaz de comportar até 26 aeronaves. A nova pista de pouso ganhou 303 metros, que se somam aos três mil metros já existentes.

Além das alterações na estrutura técnica do aeroporto, foram feitas diversas modificações que visam oferecer mais conforto ao usuário, como a ampliação do estacionamento e um novo terminal de passageiros.

Devido à complexidade do projeto arquitetônico assinado por Ubirajara Moretti, que prevê estruturas totalmente inovadoras, a empresa escolhida para executar os cálculos estruturais da cobertura metálica do Terminal de Passageiros, bem como o projeto básico e executivo de seis torres para o pátio de iluminação, de 14 pontes de embarque, do conector e da passarela que liga o edifício garagem do aeroporto ao terminal de metrôs, foi a paranaense Andrade Rezende Engenharia de Projetos, graças à sua vasta experiência no setor, com obras de grande porte em todo o Brasil.

No total, a Andrade Rezende Engenharia de Projetos utilizou 350 folhas em formato A 0 no projeto básico das estruturas e 4.500 folhas de detalhamento em A1 para o projeto executivo. Além desses projetos, a empresa está realizando o “as built” (conforme construído) de toda a parte metálica da obra.

A Andrade Rezende possui vasta experiência na elaboração de projetos para aeroportos, com participação nas obras dos Aeroportos Afonso Pena, em Curitiba; Salgado Filho, em Porto Alegre e de Campina Grande, na Paraíba.

Um dos destaques da obra do novo aeroporto é a cobertura do terminal de passageiros. Em planta, a área total do Terminal de Passageiros é de 240m x 110m, resultando aproximadamente 26.400 metros quadrados . Toda a estrutura tubular é feita em aço patinável e 100% parafusada.
A estrutura da coberta é formada por pórticos treliçados espaçados a cada 15 metros em seção retangular, com faces treliçadas em tubos quadrados e retangulares. Transversais a esses pórticos correm vigas principais e terças, formando uma grande grelha espacial. Todo esse sistema fica apoiado em tirantes, hastes também tubulares em secção quadrada, que convergem para os pilares principais da obra.

A cobertura do terminal tem no centro um grande zenital elíptico, que descreve duas grandes faces de vidro. Uma delas dá para área do terminal de passageiros e a outra para o edifício garagem.

A elipse principal faz parte dos pórticos principais da estrutura, ou seja, os pórticos foram desenhados contornando essa elipse principal, que tem em seu centro uma grande clarabóia totalmente revestida de vidro.

As fachadas do terminal de passageiros são inclinadas negativamente, formadas por colunas metálicas tubulares que têm a função de suportar as esquadrias de vidro que estão negativas. Além disso, retiraram as águas pluviais da cobertura, que correm por dentro das colunas inclinadas, presentes na fachada a cada cinco metros.

No sentido horizontal há vigas auxiliares que suportam as esquadrias. As colunas tubulares foram confeccionadas com uma tampa, de forma a permitir sua remoção para manutenções.

Na área de embarques está outro elemento de destaque, que é o conector, um grande prisma imitando um caleidoscópio, com sete faces, sendo que uma face horizontal é o piso e as outras seis faces são as laterais, totalmente construídas em aço de perfil tubular com nós parafusados nas juntas e vidro.
No total, o conector tem 550 metros de extensão, vencendo vãos entre pórticos de 15 metros e vãos entre apoios de 30 metros e dois níveis, um para embarque e outro para desembarque.

Toda a estrutura ocorre nas faces planas do conector, sendo que cada plano de face na verdade é uma treliça. As faces desse prisma retangular são treliçadas e confeccionadas em aço patinável, resistente à corrosão atmosférica.

As pontes de embarque que chegam no conector, ou fingers são também secções retangulares com faces treliçadas, tubos retangulares e quadrados, revestida lateralmente com vidro, na parte superior com aço inox e na inferior com uma chapa de piso metálico, que recebe um material vinílico de revestimento. O que chama a atenção é que cada uma das pontes é exclusiva, não havendo outra igual.

Em planta, os fingers formam uma seção tipo Z, fazendo a conexão da ponte de embarque móvel para o conector. Os perfis de aço utilizados são quadrados e retangulares.

Todas as estruturas foram pintadas com tinta epóxi de alta espessura, com acabamento em poliuretano. A cor predominante é um azul bem claro, próximo do branco. A transparência dos vidros utilizados é total, com visibilidade translúcida.

Segundo o engenheiro Jéferson Luiz Andrade, da Andrade Rezende, o principal desafio deste projeto foi a adequação das estruturas metálicas às formas arquitetônicas do projeto, o que exigiu minuciosos estudos.

Em função disso, a Andrade Rezende executou também o projeto executivo de arquitetura consorciada com a Moretti Arquitetura, de modo a garantir uma perfeita integração entre as estruturas e a arquitetura.

Na obra, foram utilizadas 3.200 toneladas de aço nas áreas do aeroporto e mais mil toneladas na passarela que interliga o aeroporto ao metrô, totalizando 4.200 toneladas.

 

 

O Aeroporto em Imagens

            

Detalhes da Estrutura

         

Ficha Técnica:

Proprietário da Obra: Governo do Estado de Pernambuco / Secretária de Infraestrutura / Infraero
Localização: Recife – PE
Período de Implantação: De Nov –2000 Até Out-2004
Fase atual de execução : 90%

Dados Quantitativos

• Investimento (R$): 167 milhões
• Área Construída (m²):
– EDG = 70.948
– TPS = 49.408
• Área Total (m²) : 120.356
• Volume de Concreto (m³) : 57.000
• Quantidade de Aço (ton) : 3.500 (Estrutura Metálica)

Informações Adicionais

• Esquadrias de Alumínio / vidros (m2) = 28.000
• Piso em granito (m2) = 48.000
• Elevador (und) = 14
• Escada Rolante (und) = 9
• Cobertura metálica com sistema de isolamento termo-acústico (m2) = 31.500
• Revestimento em alumínio (m2) = 15.000

Dados Técnicos

% executada das principais etapas (fundações, estrutura, acabamento,etc)
• Terminal de Passageiros:
– Fundação – 96%
– Estrutura de Concreto – 99%
– Estrutura Metálica – 90%
– Cobertura – 100%
– Piso em granito – 90%
– Instalações Elétricas – 85%
– Instalações de Ar Condicionado – 90%
– Instalações de Sistema e Controle – 75%
• Edifício Garagem – 100%

Diferenciais Técnicos/ Novas tecnologias empregadas

  • Fechamento do conector de embarque / desembarque com vidros triplos com veneziana interna
  • Utilização de concreto de alto desempenho associado à forma plástica de polipropileno resultando na obtenção de grandes vãos
  • Instalação de esgoto a vácuo, inclusive para coleta dos resíduos das aeronaves no pátio
  • Arrojado conjunto de fechamentos das fachadas do Terminal de Passageiros com esquadrias de alumínio tipo “cortina” / vidros

Fornecedores

Projeto Básico:
Maia Melo Engenharia

Projeto Detalhado:
Projeto arquitetônico: Moretti Arquitetura
Estrutural: B&C Consultores
Estruturas Metálicas: Andrade & Rezende Engenharia de Projetos
Fundações: B&C Consultores
Elétrico / Hidráulico: Cemope
Esgoto a vácuo: EVAC
Iluminação: Fase
Ar Condicionado: Planejamento Térmico
Sistema de automação predial: Johnson Controls
Telemática: Spin / Infraero

Construção Civil:
Empreiteira Principal: Consórcio Odebrecht / Queiroz Galvão

Sub-Empreiteiras:

Esquadrias / revestimentos em alumínio – Pórtico Esquadrias
Estruturas Metálicas – Medabil
Sistema de automação predial – Johnson Controls
Instalações Elétricas / Hidrossanitárias / Combate a Incêndio – Cmelpar
Instalações de Ar Condicionado – Ar Clima
Instalações de Esgoto à Vácuo – EVAC
Cobertura – Metalúrgica Barra do Piraí

Montagem:
Elétrica: Cmelpar
Mecânica: Thyssen Krupp , Siemens Dematic

Gerenciamento:
Fiscalização/Supervisão – Infraero
Software de gerenciamento da implantação: Primavera Project Planner

Principais fornecedores de equipamentos e materiais:
Cobertura : Metalúrgica Barra do Piraí
Aço Estrutural: Gerdau
Formas e escoramentos: Mills / Mecan
Equipamentos de ar condicionado e ventilação: York , Carrier
Equipamento Elétrico: Contrafo
Sistema de automação predial: Johnson Controls
Pontes de Embarque, Elevadores e Escadas Rolantes: Thyssen Krupp
Esteiras de Bagagens: Siemens Dematic

Acabamento:
Forros: Hunter Douglas
Divisórias: Headwall
Revestimento de fachada: Alcoa
Esquadrias / Venezianas de Alumínio: Alcoa
Vidros: Santa Marina Vitrage