Entre os destaques do empreendimento da arena Allianz Parque, nome dado ao antigo Parque Antártica da Sociedade Esportiva Palmeiras, que traz projeto de arquitetura assinado pelo arquiteto Edo Rocha, figura a solução de 17.500 metros quadrados de cobertura metálica termoacústica com telhas zipadas cônicas da BEMO do Brasil. O mesmo sistema de cobertura com telhas zipadas cônicas foi utilizado para a construção da nova Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

A tecnologia empregada na implantação da cobertura da arena Allianz Parque cumprirá dupla função de proteção acústica, valorizando tanto a clareza e definição do som dentro do estádio quanto minimizando os efeitos de ruídos no entorno do bairro. Em termos de conforto ambiental, a cobertura do estádio apresenta altos índices de desempenho térmico, ao reduzir a maior parte do calor irradiado pelo sol, alcançado pelo núcleo isolante e a cor refletiva da telha zipada. A captação de água da chuva para a reutilização nas dependências da edificação e irrigação do campo é outro destaque da cobertura planejada.

Projetada de acordo com o conceito contemporâneo de espaço multiuso, a Allianz Parque terá 100% dos assentos cobertos para receber até 45.000 torcedores em dias de jogos e irá abrigar, ainda, um anfiteatro com 12 mil lugares, espaço para eventos e shows com até 55 mil pessoas, camarotes, restaurante panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções, área reservada para a imprensa e estacionamento, além de um memorial sobre a história do Palmeiras.

Um diferencial construtivo inovador, é a ausência de pontos de apoio ou pilares para a sustentação da estrutura da cobertura executada pela Usiminas (com peso de cerca de 2,2 mil toneladas) que facilitará o acesso e visualização do público visitante, contribuindo tanto para o fluxo de pessoas nas áreas de livre circulação quanto para a composição estética da construção. “Toda a cobertura foi concebida na cor branca, com telhas pré-pintadas, o que contribui com premissas de sustentabilidade da certificação LEED, evita a formação de ilhas de calor e facilita a reflexão da luz na arena e arquibancadas”, nos explica Fulvio Zajakoff, sócio diretor da BEMO do Brasil.

Cobertura termoacústica tipo “sanduíche”

Concebida de acordo com a geometria, design contemporâneo e curvas do projeto arquitetônico, a cobertura metálica termoacústica com telhas zipadas cônicas foi escolhida para a arena Allianz Parque por garantir 100% de estanqueidade, qualidades de absorção acústica, segurança no desempenho e excelente durabilidade. “O sistema construtivo é composto por uma estrutura do tipo “sanduíche”, com três camadas e cerca de 225 milímetros de altura exclusivamente projetadas em função das características e necessidades para a performance do conjunto construído”, diz Fernán Rubiano, arquiteto e gerente de negócios da BEMO do Brasil.

Primeiramente, vem a telha inferior de aço galvanizado, perfurada, que permite a absorção de som da arena pela camada intermediária da cobertura. A camada intermediária, por sua vez, é composta por uma face inferior de lã de rocha (revestida com véu de vidro em função de absorção acústica), uma membrana de polímero de alta densidade, e uma face superior de lã de vidro. Por fim, a camada superior é uma telha em aço galvanizado zipado, sem emendas e tampouco sobreposições, o que garante a vedação completa e a proteção contra chuvas.

Telhas

Telha superior zipada em aço galvanizado, espessura 0,80 mm. São telhas contínuas, perfiladas na obra no formato paralelo e cônico (de acordo com a curvatura do projeto de arquitetura), no comprimento da água e zipadas, criando uma superfície monolítica, sem a necessidade de espigão, gerando uma arquitetura limpa e permitindo a dilatação natural da cobertura. Acabamento na cor Branca RAL 9003, SRI 86, atendendo critério LEED.

Telha inferior trapezoidal perfil 100 milímetros, espessura 0,65. Apoiadas sobre as terças, cumprindo a função de forro e de suporte inferior do sistema sanduíche. São telhas microperfuradas para permitir absorção acústica no material acústico no interior da cobertura. Acabamento na cor Branca RAL 9003, SRI 86, atendendo critério LEED e otimizando a luminosidade do ambiente interno.

Núcleo termo acústico

Composto por camadas interpostas de lãs acústicas e membranas elásticas com tripla função acústica, sendo estas:

Função 1: Absorção acústica: Em contato com a face da telha inferior micro perfurada, a lã de rocha de alta densidade permite excelente absorção. A qualidade sonora no interior da arena será exaltada.

Função 2: Isolação acústica. As combinações da massa das duas telhas e da membrana elástica e das lãs acústicas permitem que a cobertura seja uma barreira de som, reduzindo significativamente o incomodo entre a arena e a vizinhança (Como o estádio não é completamente fechado, não há como dimensionar a isolação resultante final).

Função 3: Ruído de chuva. O impacto da chuva será amortecido pela lã superior, resiliente e em contato direto e permanente com a telha superior.

Fonte: Obra24Horas