Construções de túneis: Quais os métodos construtivos?

É normal vermos os grandes túneis no nosso dia a dia, através de metrôs ou de descidas para a praia onde passamos por dentro de estruturas que cortam as serras, e nos questionar sobre como eles são construídos, por que não desabam e como é o sistema construtivo utilizado. Hoje no artigo, vamos entender um pouco melhor sobre essas construções. Nos acompanhe!

Quatros métodos construtivos mais aplicados quando se trate de túneis.

Os métodos construtivos de túneis podem variar bastante e exigir diferentes ferramentas e mecanismo para a sua realização, porém os quatros mais utilizados no mundo da construção civil, serão abordados abaixo; veja.

  • VCA (Vala a Céu Aberto): Esse método construtivo foi amplamente utilizado na integração de linhas de metrôs. Sua construção funciona da seguinte maneira: É interrompido, parcialmente ou totalmente, o tráfego na avenida e esse trecho começa a ser escavado para que se chegue até ao nível da cota desejada do túnel. Depois são executadas as paredes até atingirem a cota do túnel. Faz-se então a laje, que irá possibilitar reconstrução da avenida por cima do túnel e devolve então a capacidade de voltar a ter trânsito naquele local. O VCA, assim como todos os métodos construtivos, possui variações, onde a mais tradicional é a construção das paredes e da laje em primeiro plano e a partir do momento que estão prontas, começa a escavação por debaixo dessa laje, preparando o túnel até a cota desejada.
  • NATM (New Austrian Tunneling Method): O segundo método é o NATM, que como o próprio nome sugere, foi desenvolvido na Áustria para construção de túneis mineiros. Esses túneis também servem para a execução de linhas de metrô, mas é encontrado inclusive em túneis rodoviários, por exemplo. Esse método construtivo funciona da seguinte maneira: São construídos dois poços em determinado ponto e a partir desses poços, se atinge a cota do túnel. Chegando nessa cota, começa-se a fazer o “túnel de ataque” onde um encontra com o outro (partindo da premissa de que cavasse um túnel a partir dos dois poços). A partir do momento chega na cota desejável, se inicia o trabalho de um ancoragem do solo, onde canais são inseridos dentro do solo e se injeta uma cauda de concreto. Esse concreto é muito espesso, na forma líquida e então cumpre a função de estabilizar o solo que vai ficar por cima desse túnel. Esse método é um dos mais utilizados na construção de metrôs pelo mundo, isso porque ele causa menos impactos na superfície da terra, pois é necessário a construção de poços e a partir disso, já se faz o túnel sem a necessidade de você abrir a avenida como por exemplo no método VCA.
  • Método Shield: O terceiro método é o Shield. Nesse processo, a máquina tuneladora é responsável por abrir o furo para a construção do túnel. Dos métodos construtivos relacionados acima, o Shield é o que traz menos impacto na superfície, isso ocorre porque a tuneladora faz todo o trabalho de escavação dos túneis sem a necessidade de muitos poços a serem construídos ou sem a necessidade de abrir a avenida. Seu processo consta em desapropriar uma área que já esteja na cota ferroviária e nesta cota é iniciada a construção como o equipamento Shield, que é composto basicamente por uma cabeça de corte, onde essa vai virando e a partir disso constrói o túnel. É considerada uma das melhores tecnologias que tem atualmente para a construção de túneis. A partir do momento que a escavação é iniciada, a máquina vai avançando e ela próprio vai instalando os anéis de concreto, ou de metal, no túnel, deixando-o praticamente pronto, faltando somente a instalação de via permanente e de outros componentes. A máquina ainda utiliza os próprios anéis de concreto que foi instalado no túnel, para fazer um impulso para continuar seguindo em frente.

Os três métodos apresentados são bastante utilizados na construção de túneis no país e mundo a fora. É sempre necessário realizar a sondagem do solo em que será executado a obra, para que se possa trabalhar com o melhor processo de execução de túneis possível.