Estrutura metálica – Características, processos e materiais.

As estruturas metálicas têm por características principais um sistema construtivo mais limpo que o convencional, já que não necessita de mistura de itens como água, areia, cimento e brita, além de ser uma maneira de construção mais ágil por se tratar de montagens, encaixes e apertos e permite uma racionalização maior dos materiais, que sendo gerido de maneira correta, acarreta a redução de custos para a obra.

Principais características dos materiais metálicos no uso estrutural.

Além das vantagens citadas no início, o uso estrutural do metal nas residências oferece ainda construções mais estilizadas, pois os seus componentes principais para a montagem são de grande versatilidade fazendo com que teu uso seja devido tanto para grandes estruturas, até de pequenos portes e até aquelas personalizadas.

Dentro os materiais mais utilizados no sistema construtivo, são destacados os seguintes:

  • Perfil metálico (Viga)
  • Metalon – retangular ou quadrado
  • Tubos de aço
  • Cordoalhas de aço
  • Barras diversificadas.

Esse conjunto de materiais podem ser definidos como a base de toda estrutura metálica porque quando utilizados somam uma grande porcentagem da obra.

Todos possuem características próprias, porém o que chama mais atenção nesse agrupamento – e é o que melhor define esse estilo de montagem – é que podem ser facilmente manejados, resultam em agilidade na obra e são conhecidos pela produção à seco, ou seja, não possuem processos de cura dos materiais, evita desperdícios e pode ser ocupado quase que instantaneamente pelo cliente final.

Estruturas metálicas – característica do processo construtivo.

Apresentados os materiais e suas características, podemos nos dirigir agora para as definições e características do sistema construtivo.

A utilização desses metais, em especial o aço, pode ser feita desde a sua fundação até a finalização do processo, ou seja, o fechamento, vedação e instalações de componentes. Veja abaixo as etapas sequenciais para a aplicação dos itens.

  1. Fundação: Em geral são placas (ou painéis) de aço, pré-fabricadas, onde essas são acopladas, através de chumbadores, na fundação nivelada existente na obra. Visa garantir a distribuição de cargas, transferindo as forças para o radier.
  2. Estrutura: Toda estrutura deve ser realizada de acordo com um projeto específico para o local da obra, dado que fatores naturais e externos, fazem com que as características técnicas do material sejam alteradas. Anotado isso, essa estrutura é formada com perfis, chapas, parafusos e vigas, visando ter uma elaboração consistente e bem definida.
  3. Fechamento: Com a estrutura completa, o fechamento é aplicado com chapas pré-moldadas – geralmente são placas cimentícias – onde são fixados diretamente nas estruturas metálicas.
  4. Acabamento: Nessa última etapa, considera-se como vantagem, a facilidade em fazer reparos para a utilização de itens de acabamento, como painéis shafts e acessórios da construção comum, já que a “manutenção” não gera tantos detritos.

 

As características desse processo – o uso de estrutura metálicas para a construção – está fazendo com que esse método ganhe cada vez mais o mercado, já que garantem uma agilidade mais durante a execução da obra, com um canteiro mais limpo e organizado.

Apesar de terem uma maior quantidade de adeptos quando se trata de grandes obras como galpões logísticos, shoppings e lojas, e grandes construções, hoje em dia, também são procurados por arquitetos e engenheiro para obras de médio porte e até residenciais, tendo em vista que geram estilo e economia.

Conhecendo os materiais, processos e características, vale ressaltar ainda que a execução desse sistema construtivo depende, em sua grande parte, de um projeto estrutural muito bem elaborado e da competência de profissionais qualificados para conseguir dar forma a obra e apesar dessa sistemática vir ganhando prosélitos, ainda há escassez de pessoas capazes de realizar um bom trabalho.

Todos os fatores listados no artigo acima, fazem do sistema estrutural em metal, ser rentável e desejado por todos os projetistas, pois quando utilizado, acaba por referenciar as obras bem executadas.