Funcionalidade das obras públicas.

Toda a infraestrutura, cada vez mais necessária para um bom desenvolvimento da sociedade, vem sendo estudada cada vez mais para que ocorra grandes melhoria nos centros urbanos, de maneira que possa acontecer de uma forma sustentável e que toda a população tenha acesso aos itens básicos para sobreviver e manter dignamente uma qualidade de vida aceitável. No artigo de hoje conheceremos mais profundamente o que é infraestrutura urbana, dados sobre o progresso que essa área vem tendo e quanto necessária ela se faz para os tempos atuais e o futuro da nação.

Setor responsável por 10% do PIB brasileiro.

O setor de infraestrutura urbana tem uma importância fundamental, não só no ramo da construção civil, como também para o desenvolvimento do país. Dados obtidos em pesquisas do IBGE apontam que o setor movimenta quase 10% do produto interno bruto brasileiro, sendo responsável por mais de 50% da formação bruta de capital fixo do país, isso se deve a grande massa trabalhadora que está empregada nesse setor, chegando a cerca de 13% de todos os empregos registrado no Brasil.

Essa alta demanda e importância para o país, deve ser atribuída por funcionar como base para o desenvolvimento de municípios, cidades e estados – até mesmo do país como num geral – já que engloba toda a construção civil juntamente com as redes básicas de distribuição de energia, de rodovias e sistemas viários, de saneamento básico além de também ter como parte a grande área de abastecimento de gás.

Qual a importância da infraestrutura urbana?

A importância de uma boa infraestrutura urbana não está somente atrelada a representação que exerce nos cofres públicos brasileiros, mas deve ser observado que esse tema tem que visar a melhoria da qualidade de vida para agora e em futuro próximo, já que é estimado, que até a década de 30, o crescimento populacional do mundo atinja mais de 8 bilhões de pessoas, fazendo com que a alta concentração de indivíduos nas áreas habitacionais só seja capaz de ser realizado com um excelente trabalho de infraestrutura urbana.

Toda essa questão apresenta desafios não somente na parte econômica do país, mas também nas áreas de:

Sustentabilidade: O desafio nessa área é de adequar a alta demanda populacional as áreas que possam ser habitadas, mas sem deixar de lado a questão ambiental, já que o meio ambiente não poderá sofrer mais desgastes por conta do descontrole do crescimento desordenado da sociedade.

Social: Para que não ocorra nenhum problema de infraestrutura é necessário o investimento nas áreas básicas de saúde e saneamento, visto que um crescimento do número de habitantes exige que novos hospitais, escolas e creches sejam construídas para atender o consumo da população, além de provisionar qualidade no abastecimento de água e coleta de esgoto para todos.

Ademais, existem outras demandas que devem ser analisadas pelo profissional de infraestrutura como sistema viário, que comportará esse avanço populacional, a distribuição de energia elétrica sem que haja racionamento em determinadas regiões e garantindo que haja lazer para esses habitantes.

Soluções a serem adquiridas para evitar o colapso na infraestrutura urbana.

Para que haja desenvolvimento populacional de forma controlada, já estão sendo cada vez mais procurados os profissionais que são especialistas nesse assunto da engenharia civil. Esses dedicam todo o tempo de sua carreira para desenvolver e executar os processos que visam o desenvolvimento socioeconômico do país, sem deixar de lado uma boa qualidade de vida para todos os habitantes.

Outra solução para evitar o colapso dessa estrutura fica por responsabilidade do governo, devendo realizar grandes aportes financeiros para que todas as extremidades sociais possam ser atendidas de maneira efetiva. Não deve ser deixado de lembrar da população menos favorecida, tendo em vista que suas demandas sejam as mais necessitadas de serem atendidas, buscando um jeito de fazer com que a qualidade de vida possa ser elevada.

Após entender todo o conceito de infraestrutura urbana, devemos ter a consciência de cobrar nossos governantes, exigir cada vez mais e maiores investimentos na área, de maneira sustentável, para que o crescimento populacional não seja desgovernado, que possa ser realizado de forma efetiva para que todos possam ter uma vida mais harmoniosa.