Projetada pelos arquitetos Eduardo Len e Luiz Carlos Galarraga, com colaboração da arquiteta paisagista Ivani Kuperman Franco, esta casa de 350 m² construída na cidade de São Paulo, tem características marcantes e um projeto arrojado. Executada utilizando uma combinação de três materiais básicos: estrutura de aço, tijolos de demolição e madeira, os arquitetos criaram um espaço surpreendente pela sua leveza, em que a busca da simplicidade atinge sua máxima pureza.

Os 6.000 kg de estrutura de aço A 36, com fabricação e montagem executada pela Contrato Engenharia, foi deixada aparente na sala principal, onde os espaços se encontram e fundem num único ambiente, e garante o vão livre total e de triplo pé direito, fazendo com que o andar correspondente aos dormitórios e o sótão destinado ao home theater, flutuem, parecendo pairar sobre a sala, que se prolonga na área de lazer externa.

A escada, solta e livre, totalmente vazada, é uma escultura de aço de execução quase artesanal, em que o detalhe marcante fica por conta do uso surpreendente da chapa xadrez dos degraus, que foi colocada com sua face antiderrapante para baixo, usufruindo da sua textura como elemento decorativo, e sobre ela, degraus em madeira maciça (ipê), que faz também todo o revestimento dos pisos. O detalhe do corrimão e o acabamento envelhecido do aço complementam o efeito rústico, porém sofisticado. Um lanternim em estrutura metálica com vidros temperados proporciona iluminação na escada e passarelas de acesso aos dois andares superiores. O pé direito da sala, atinge no centro a altura de 9,50 m, e os desníveis do telhado favorecem a criação de vãos de luz que reforçam a sensação do telhado flutuante.

A cobertura em estrutura metálica, com 200 m² de superfície foi executada em duas águas e dois níveis. Foram utilizadas telhas metálicas termo-acústicas duplas com miolo de espuma de poliuretana para garantir maior conforto, e forro executado em Angelim.

Todas as alvenarias foram executadas em tijolo de demolição aparente e pintado de branco, colaborando assim para a luminosidade marcante desta casa.

O branco predomina também na área de lazer, tanto na pintura da fachada, quanto no revestimento do piso executado em mosaico de pedra. A piscina de linhas retas, complementada pelo conforto de uma sauna, e o painel de madeira rústica quebram com sua cor e textura a austeridade deste espaço.

O Acesso

Sob um forro de cana de bambu a porta de entrada pivotante se abre para o hall, ao lado da sala destinada a servir como escritório. O amplo hall de entrada já permite ver a escada central e no fundo as portas que se abrem para a área de lazer

                   

Sala de estar e jantar

         

A escada

A estrutura da escada foi executada em perfil “U” laminado, e quadros tubulares para apoio do degrau de madeira. O fundo do quadro foi fechado com chapa xadrez. A luz da clarabóia superior, valoriza o conjunto, e cria um efeito escultura.

                   

 

                   

Os andares superiores, se projetam sobre a sala e o grande balanço do último andar, parece flutuar reforçando a sensação de leveza do conjunto.
 
                   

A cobertura

O jogo dos telhados superpostos e a grande claraboia compõem um efeito surpreendente no contraste das vigas de aço e os tensores, com a rica textura do Angelim do forro
                   

O Lazer

A área de lazer, se integra à sala pelas portas pantográficas de metal e vidro. A transição dos espaços se dá pela varanda de estrutura metálica, em que o forro de bambu, o painel em madeira rústica e a decoração despojada, criam um cálido contraste à pureza das linhas retas e da cor branca presente em piso e paredes.

               

                   

A Obra

O arquiteto Len registrou as etapas da construção, e algumas dessas imagens podem ser vistas a seguir.
Abaixo o terreno antes do inicio da obra e alguns momentos da montagem da estrutura do telhado e da colocação das telhas termo-acústicas.