Sustentabilidade na Construção Civil.

Hoje a sustentabilidade acaba sendo o assunto da moda. Vamos pensar assim: Tudo é vendido como sustentável; se você falar com relação ao projeto especificamente, podemos entender que o projeto sustentável é aquele que trabalha com o fornecimento do conforto ambiental. Ele associa a eficiência energética e ele vai consumir menos resíduos do que uma obra convencional, vai ser aquele projeto que ele vai causar menos impacto no meio ambiente.

Aplicação da sustentabilidade na construção civil.

Aplicado à construção civil, uma obra pode utilizar desde energia solar, como placas solares, pode trabalhar com represamento de água de chuva e pode trabalhar com uso de águas pluviais. Pode ainda trabalhar com um sombreamento das construções, utilização de luz natural, ventilação natural, áreas verdes e uma série de iniciativas menos impactantes, ou utilizando um aproveitamento de recursos naturais de forma que ela consiga minimizar o uso de energia convencional.

Quando se começou a pensar em sustentabilidade, as pessoas chegavam para os engenheiros e arquitetos pedindo por projetos sustentáveis e esses tinham que sugerir soluções para essas pessoas como a de colocar uma placa solar na casa, usar aquecimento de água e coisas do gênero, mas de um período para cá se percebeu que isso está mudando; por exemplo, as pessoas chegam já com essa ideia, já tem esse pedido de que exista essa placa solar em casa, isso de iluminação natural, uso de energia eólica com geradores de pequeno porte (que podem ser implantados de acordo com construção e uma série de soluções sustentáveis. Isso ajuda a desmistificar essa coisa que a construção sustentável é diferente, ou mais cara, isso está mudando aos poucos e o enfoque de hoje é exatamente tornar mais acessível visando o retorno que é garantido e praticamente certo.

Custos de se priorizar por projetos voltado a sustentabilidade.

O custo de uma obra sustentável é sempre um negócio assim: Muitas vezes o consumidor tem um pouco de receio de buscar produtos com essas características de sustentabilidade por receio de agregar um custo muito grande na obra, mas esses custos hoje, variam em função das técnicas que estão sendo utilizadas.

As soluções que serão entregues no projeto, podem chegar a ter algo, em torno aí de 5% a 15% nesse acréscimo, porém é uma média razoável, visto que em projetos de arquitetura, o aumento no valor da obra vai desde um de uma escolha do painel solar, que pode agregar na residência, à escolha de materiais com teor de reciclagem, adição de sistemas construtivos também, ou ainda painéis pré-fabricados, que depois possa ser desmontado e reutilizado posteriormente, talvez ainda um melhor isolamento térmico, acústico que contribuem ao conforto ambiental interno… Isso faz com que qualquer investimento que se faça em sustentabilidade hoje, varie dessa maneira, mas é um investimento que se tem retorno a médio, longo prazo.

Questões sustentáveis.

Todas as soluções de sustentabilidade, voltadas à questão da construção, são importantes, mas a gente deve sempre pensar em sustentabilidade de uma forma ampliada. A sustentabilidade se baseia num tripé:

  • Na questão ambiental
  • Na questão social
  • Na questão econômica

Então independentemente do valor que se coloca na construção da edificação, se está agregando e muito para a questão da conscientização de ser sustentável, contribuindo para um meio ambiente mais saudável, mais perene para futuras gerações, contribuindo de uma forma social também, logo não devemos nos atrelar somente a questão econômica.

A primeira iniciativa para pro cliente ou consumidor, que queira realizar um projeto sustentável, é conversar com um profissional da área, que seria um arquiteto ou engenheiro, que busque um projeto onde já estejam, todos os elementos desse sistema, de acordo com a correta implantação, seja no terreno buscando a melhor insolação, buscando aproveitar os recursos naturais, como ventilação, eliminação e descarte dos materiais que serão gerados na obra e de todos os pontos chaves para a realização desse projeto.

Então o primeiro passo é sempre colocar esse interesse, de fazer um projeto com esses critérios, acima de custos e procurar por profissionais da área, para que juntos, possam realizar um belo trabalho voltado para a sustentabilidade.