Utilização do biogás como forma de energia limpa.

O biogás também é conhecido como “gás dos pântanos” porque ele é formado espontaneamente a partir da decomposição da matéria orgânica presente nos pântanos onde existe essa liberação de biogás nesses locais.

A partir dessa ideia simples, iremos entender um pouco mais sobre esse processo, suas características químicas e quais a vantagens na utilização dessa energia limpa. Veja!

Composição química do biogás.

A composição do biogás, ou gás dos pântanos, tem como principal componente o gás metano CH4, além desses, são encontrados outros componentes, como por exemplo o CO2 – que é o dióxido de carbono – e o H2S, que é o sulfeto de hidrogênio, então ele é formado a partir da decomposição da matéria orgânica, onde podemos obter reação química que represente a formação do biogás e a partir da fermentação da celulose produz o gás metano.

Um biogás pode ser produzido naturalmente sempre que na natureza haja alguma matéria orgânica em que essa estiver em decomposição, liberando gás metano. Esse processo também pode ser feito de maneira controlada em um biodigestor.

Entendendo o biodigestor.

O biodigestor pode estar presente até mesmo numa residência, numa fazenda, num local mais afastado, ou seja, há a possibilidade de estar produzindo gás metano, o biogás, em qualquer canto e assim utilizar esse biogás como fonte de energia, como combustível.

A sua funcionalidade é descrita da seguinte forma:

  • O biodigestor: Ele é um recipiente fechado, porque vai haver uma decomposição de matéria orgânica; uma decomposição anaeróbica; portanto na ausência de oxigênio.
  • Esse biogás vai ser formado a partir da decomposição de matéria orgânica, animal ou vegetal como restos de alimentos, bagaço de cana, folhas, restos de frutas, fezes e até mesmo esgoto.
  • Após sofrer a decomposição anaeróbica, produz-se o biogás.
  • Logo depois da produção do biogás, esse pode ser utilizado como adubo para a fertilização do solo, ou seja, a parte sólida que resta em um biodigestor, depois da produção do biogás, ainda tem utilidade e pode ser usado como fertilizante.

Importante não confundir o biogás com o gás natural.

Para que não haja confusão entre o gás natural e o biogás, deve-se lembrar que o constituinte majoritário do biogás é o metano, que pode ser produzido naturalmente nos pântanos e que pode ser produzido de maneira artificial em um biodigestor, sendo assim um combustível renovável, porque pode sempre ser produzido, desde que seja abastecido o biodigestor.

Já o gás natural, que é uma fonte de energia não renovável, é geralmente obtido junto com o petróleo, nas petrolíferas. É um combustível fóssil, logo é um combustível de origem não renovável, onde na parte superior do poço de petróleo, possui também bolsões de gás natural. Para não confundir é só lembrar de que o biogás é um combustível renovável e o gás natural é um combustível fóssil e, portanto, não renovável.

Vantagens da utilização do biogás como fonte de energia sustentável.

Uma observação importante também, é que a molécula de metano é uma molécula de estufa que tem um potencial 25 vezes maior do que a molécula do carbono, sendo assim, quando a queima do biogás ocorre, há uma “intensificação” do efeito estufa.

Porém, é bem menos danosa que o CO2. Entenda:

  • O metano obtido a partir de biomassa serve e alimento para o vegetal realizar a fotossíntese. A produção do biogás, a partir da, por exemplo, cana de açúcar, ela realiza a fotossíntese, ela consome seu o mal expelido pelo processo para produzir açúcar e oxigênio, então esse processo é bem menos poluente do que o combustível fóssil, por que o gás natural não tem essa parte de fotossíntese, só tem a produção do gás quando se queima, logo esses combustíveis são, sem dúvida, bem mais poluentes que o biogás. Ainda sendo possível reutilizar a biomassa como adubo.

A partir dessas características, vantagens e produção natural (ou controlada), o biogás vem ganhando destaque como um fonte de energia limpa no mercado da construção, ganhando cada vez mais adeptos na área da engenharia.